sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sopa de dois pimentos


Meus amigos,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas e desta vez é uma sopa. Neste momento devem estar a pensar “Sopa?! No Verão?!”, sim, correctíssimo. SOPA!

Mas esta é uma sopa fria. Bom, na verdade é uma sopa bastante versátil, que tanto pode ser comida fria, como quente, ou seja, tanto pode ser comida no verão, como no inverno. Assim, hoje trago-vos “Sopa de dois pimentos”.

Os pimentos são vegetais ricos em vários nutrientes, alguns deles muito importantes para o funcionamento do organismo, como vitamina C (tem mais vitamina C do que a laranja) e vitamina A e beta-caroteno, dois antioxidantes muito poderosos. Contêm também vitamina B6 e ácido fólico que ajudam a combater a degradação dos vasos sanguíneos.
Assim, para esta sopa vão precisar de:

- 2 pimentos verdes;
- 2 pimentos vermelhos;
- 4 dentes de alho (picados finamente);
- 6 chalotas (picadas finamente);
- Cerca de 0,75l de caldo de galinha;
- 200ml de natas;
- sal e pimenta q.b.

Para começar envolvem-se os pimentos em folha de alumínio e leva-se ao forno por cerca de 20 minutos, ou até estarem bem cozinhados. Depois colam-se num alguidar com a água fria e retira-se a pele, as sementes e corta-se em cubos. Reserva-se.

Em dois tachos com azeite salteiam-se as chalotas e o alho (metade em cada um dos tachos), por cerca de 3 minutos. Nesta fase, a cada um dos tachos juntam-se os pimentos (num deles os vermelhos, noutro os verdes) e deixa-se cozinhar por mais 5 minutos em lume médio.

Adiciona-se o caldo de galinha (cerca de 0,375l em cada tacho) e com a ajuda de uma varinha mágica passa-se tudo até se obter uma consistência de sopa. Tempera-se com sal e pimenta e juntam-se as natas (100ml por tacho). Rectifica-se o tempero e ou vai para a mesa, ou vai para o frigorífico para refrescar.

Caso queiram servir esta sopa fria, aconselho que coloquem alguns cubos de gelo quando a servirem. Já se a servirem quente sugiro que coloquem alguns croutons.

Experimentem, vale a pena.


Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: