segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A força do Picante


Olá a todos,

Como muitos já sabem, o Barrigana é verdadeiramente um apaixonado pelo picante, para mim malaguetas, pimenta de Caiena, pimento habanero, tabasco, pimento jalapeño, entre muitos outros, são mais algumas das possibilidades que temos disponíveis para adicionar mais sabor, cor e nutrientes aos pratos.

No entanto, muitas pessoas acham que o picante lhes faz mal. Concordo plenamente, mas apenas quando é usado excessivamente, o que é facto (comprovado cientificamente) é que, quando usado em moderação, associado a uma dieta equilibrada e a um estilo de vida saudável, o picante traz inúmeros benefícios ao organismo humano. 

Estas frutas picantes (para a botânica, todas estas variedades são frutas) têm vários benefícios para o corpo humano, de entre eles, contribuir para o aumento da circulação sanguínea, pois contêm capsaicina e piperina que são agentes activos encontrados normalmente em vários frutos que têm essa acção no corpo humano.
Outro dos benefícios “do picante” é o de ajudar a melhorar o humor, pois aumentam a produção de endorfina (conhecida como a hormona do prazer e do bem-estar), serotonina e dopamina (substâncias também associadas à satisfação).

Há algum tempo que o picante é associado à perda de peso, mas nos últimos anos, a Pimenta de Caiena ficou famosa por ser usada em vários desses tratamentos, levados a cabo por celebridades. A perda de peso dá-se pela aceleração do metabolismo que, com a ajuda desta pimenta, se torna mais rápido impedindo a absorção de parte dos nutrientes, levando à perda de peso.

Sendo ricos em vitamina C, licopeno, capsaicina e outros pigmentos, estes frutos têm ainda um efeito antioxidante e anti-inflamatório no corpo, causando uma sensação analgésica fundamental para combater vários tipos de inflamações, como as artrites, as artroses e até inflamações nas vias respiratórias, como rinites não alérgicas.

Todos estes benefícios, são boas razões para darem mais oportunidades ao picante. Mas caso não gostem de picante, ou tenham receio de experimentar, tenho uma dica para vocês…vão doseando a quantidade de picante. Ou seja, numa primeira fase, como não estão habituados, usem pouco e à medida que se forem sentindo mais e mais à vontade vão aumentando a dose. Mas atenção, isto sem nunca ultrapassarem a barreira do aceitável…lembrem-se sempre que estes benefícios surgem com um uso moderado.

Por isso já sabem, usem “o lado picante da força”.


Design por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário