quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Restaurante “O Tolinhas”


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana vem falar-vos de um daqueles restaurantes únicos, que atravessam gerações e são verdadeiros ícones nas suas cidades.   

Situado em plena Ilha da Armona, ao largo de Olhão, o restaurante “O Tolinhas” é uma casa familiar que há décadas faz as delícias de qualquer pessoa que visite este sítio paradisíaco.

Mesmo junto ao cais da ilha, esta casa emana boa disposição, simpatia e familiaridade, qualidades que já se tornaram imagem de marca e que são herança do fundador do restaurante, o famoso Tolinhas, de seu nome António da Glória Peão (vale bem a pena conhecer a histórias deste Senhor http://www.olhao.web.pt/Humor/O_Tolinhas.htm).

Com uma esplanada com vista privilegiada para a Ria Formosa, neste restaurante é literalmente possível sair de água e, num par de passos, sentarmo-nos directamente numa mesa para apreciarmos um excelente almoço ou jantar. Ainda assim, a sala não é “farta em luxos”, mas não faria sentido que o assim fosse, estamos na praia e o que precisamos é de conforto e descontracção.

Por tudo isto ficam os quatro Barriganas para o ambiente.

Depois passamos à ementa recheada de petiscos e iguarias naturais da zona, desde os mais variados mariscos vindos directamente da ria, aos peixes mais frescos que se pode ter. Qualquer prato é excelente, não só pela qualidade dos produtos, mas também pela forma como são confeccionados, ainda assim devo destacar as “amêijoas da ria abertas” que vêm para a mesa a “nadar” num suculento molho, que se torna viciante quando acompanhado por um pedaço de pão. Destaco também a “massa de peixe” bem apuradinha e saborosa e uns inesquecíveis “bifes de atum” e “barrigas de atum grelhadas”, ambos de comer e chorar por mais.

Em relação à ementa ficam os cinco Barriganas.

Relativamente ao preço, e tendo em conta todas as deliciosas iguarias que podemos comer e a vista privilegiada, é acessível, rondando em média os 15 a 20 euros por pessoa.

Para o preço ficam os quatro Barriganas.

Já sabem se querem ter umas férias calmas, descontraídas e cheias de iguarias saborosas, têm duas coisas a fazer. Primeira, venham de férias para a Ilha da Armona. Segunda, marquem uma mesa no restaurante “O Tolinhas”, que não se arrependem de certeza.
  

Fotos e Design por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Se Deus quiser ... para o ano há mais! e a 'happy hour' na esplanada ao fim da tarde? dá forças par o Inverno.

    ResponderEliminar