terça-feira, 13 de agosto de 2013

Clara de Sousa – “Sopa fria de meloa e presunto”


Olá a todos,

Provavelmente muitos de vós que viram o título pensaram “O quê? A Clara de Sousa jornalista também cozinha?” É verdade meus amigos, foi o mesmo que pensei, mas o que é facto é que cozinha e bastante bem.
Clara Sousa nasceu no Estoril, em 1967 e trabalha desde 1992 como jornalista televisiva, tendo já trabalhado nos três canais generalistas portugueses (TVI, RTP e SIC). Apesar disto, Clara sempre teve uma grande paixão pela cozinha, que lhe foi incutida desde cedo pela sua mãe, cozinheira profissional.

Toda essa paixão foi, durante anos, partilhada apenas com filhos, família e amigos. No entanto, em 2011 surgiu a oportunidade de publicar um livro sobre as suas receitas (“A Minha Cozinha”), livro esse, que deixa a jornalista de fora e que mostra outra faceta de Clara, a de mãe e de mulher apaixonada pela culinária. Assim, entramos, literalmente, na sua cozinha, pois foi tudo cozinhado e fotografado na sua própria casa, com os seus próprios utensílios de cozinha.

Já tinha ouvido falar deste livro, mas nunca tive oportunidade de o folhear, até há algum tempo em que me cruzei com ele e descobri uma receita deliciosa e perfeita para este época do ano. Assim hoje trago-vos “Sopa de meloa com presunto”. Os ingredientes são:
(para 4 pessoas)
- 4 meloas;
- 4 iogurtes naturais;
- 8 a 10 folhas de hortelã (picadas);
- Sumo de meio limão;
- 4 fatias de presunto;
- Cerca de 12 cubos de gelo

Com a ajuda de uma colher retira-se a polpa das meloas, coloca-se num recipiente juntamente com o iogurte natural e as folhas de menta. Tritura-se tudo com ajuda da varinha mágica.
Termina-se juntando o sumo de limão. Serve-se bem frio com alguns cubos de gelo e com uma fatia de presunto.

Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept


3 comentários: