terça-feira, 9 de julho de 2013

Gary Mehigan – “Caril de Vegetais com pão paratha”


Boas minha gente,

Hoje o Barrigana, em mais um dos seus “Desafios do Chef”, vai fazer uma receita de um dos melhores chefs australianos da actualidade, falo-vos de Gary Mehigan.

Provavelmente este nome pode não vos dizer nada, mas se vos disser que é um dos apresentadores do programa Masterchef Australia, talvez já ajude.

Gary Mehigan é um chef de cozinha britânico-australiano, que começou a sua carreira em Londres, onde estagiou nos aclamados restaurantes “The Connaught” e “Le Souflé”, que na altura eram dos mais famosos restaurantes da capital inglesa.

Em 2001 mudou-se para Melbourne e ai começou a sua passagem de sucesso por alguns dos melhores restaurantes da cidade como o “Browns” ou “Burnham Beeches Country House”, antes de abrir o seu afamado restaurante “Fénix”.

Mais recentemente Gary tornou-se conhecido do grande público (incluindo o português) com a sua participação como júri/apresentador no programa Masterchef Australia, que por cá tem passado na Sic Mulher.

Foi mais precisamente numa das suas masterclass no Masterchef que vi esta receita, e que é daquelas que salta à vista de qualquer um. Assim, hoje tenho para vocês um “Caril de Vegetais com pão paratha” (à moda do Gary), mas devo dizer-vos que não segui a receita à risca, pois esta receita tem alguns ingredientes que não temos por cá (a receita original é feita com peixe – Blue eye Trevella??? não me perguntem - e mexilhões), por isso adaptei-a um pouco, contudo, nesta masterclass Gary também referiu que esta receita poderia ser confeccionada com carne, frango, peixe, ou com vegetais.


Vão precisar de:

(Para o caril)
- 3 colheres de sopa de óleo de amendoim;
- 2 colheres de chá cardamomo (levemente esmagado);
- 1 a 2 malaguetas secas (com ou sem sementes);
- 2 paus de canela;
- 1 colher de chá de cravinho;
- 1 colher de chá de noz-moscada (ou flor de noz-moscada – se conseguirem encontrar);
- 1 colher de chá de sementes de funcho;
- 2 cebolas (cortadas em fatias finas);
- 4 a 5 dentes de alho;
- 1 pedaço de 2 a 3cm de gengibre;
- 2 colheres de chá de açafrão (ou raiz de açafrão);
- 2 a 3 colheres de chá de cominhos (em pó);
- 2 a 3 colheres de chá de coentros (em pó);
- ½ colher de chá de piri-piri;
- 1 colher de sopa de melaço de cana;
- 1 colher de sopa de tamarindo (desfeito em água quente);
- 400 ml de caldo de galinha;
- 1 a 2 colheres de sopa de caril em pó (ou folhas de caril);
- ½ molho de coentros (picados grosseiramente);
- 1 lata de leite de coco;
- Sumo de ½ lima;
- 1 pedaço de 200g de abóbora;
- 2 talos de alho francês;
- 1 curgete (média);

(Para o pão paratha)
- Cerca de 300g de farinha;
- 30 g de manteiga (derretida);
- cerca de 150 ml de leite;
- ½ colher de sal;
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo;

Em primeiro lugar, para o caril, salteia-se num tacho com o óleo bem quente a canela, o cardamomo, as malaguetas, o cravinho e as sementes de funcho, por dois a três minutos. Depois, com a ajuda de uma varinha mágica (ou robot de cozinha) passa-se o alho, o gengibre, 10 cl de água e o açafrão, até se formar uma pasta amarela e junta-se ao tacho.

Posto isto, adicionam-se as cebolas e cozinham-se por 5 minutos, depois adiciona-se cominhos, coentros em pó, a noz-moscada, o piri-piri e o caril. Nesta fase junta-se o melaço de cana e cozinha-se por 3 minutos, depois acrescenta-se a infusão de tamarindo, o caldo de galinha e deixa-se ferver por 20 minutos e reduzir.

Passados os 20 minutos, reduz-se o lume e junta-se o alho francês, depois junta-se a curgete e a abóbora (em cubos grandes) e cozinha-se até ficarem macios, mas sem perderem a consistência.

Termina-se o caril com sumo de lima, leite de coco e os coentros picados.

Para fazermos o pão paratha (pão indiano), numa taça larga juntamos a farinha, a manteiga derretida, o leite e o sal e mexe-se até formar uma massa. Transfere-se a massa para uma superfície com farinha e amassa-se por três minutos até ficar macia, divide-se em oito bocados, embrulha-se em película anti-aderente e leva-se ao frigorífico por 30 minutos para repousar.

Estendem-se os pedaços de massa até termos uma espessura de dois a três milímetros, polvilham-se com as sementes de sésamo e fritam-se numa frigideira anti-aderente com um fio de óleo de amendoim até ficarem dourados de ambos os lados.
Serve-se o caril e acompanha-se com o pão paratha.
Sem dúvida que é uma receita muito longa e trabalhosa, mas que vale muito a pena pelo seu sabor.

Experimentem.

Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: