segunda-feira, 22 de julho de 2013

Farinhas há muitas…


Boas pessoal,

Devo confessar-lhes que nunca fui grande conhecedor dos segredos de fazer um bom pão, no entanto, há algum tempo comecei a interessar-me mais e a prestar mais atenção aos pormenores que fazem um excelente pão.

Digo-vos que o segredo está na massa, mais propriamente na farinha, que pode fazer com que tenhamos melhores resultados caso utilizemos a farinha mais adequada para o pão que queremos cozinhar.
Assim, existem vários tipos de farinha:    

TIPO 45 - FARINHA FLOR 
É uma farinha muito refinada e branca, ideal para confecção de doçarias como o pão-de-ló, ou tortas. Com este tipo de farinhas conseguimos obter doces muito leves e fofos.

TIPO 55- FARINHA SUPER-FINA 
É das farinhas mais utilizadas na culinária caseira. É indicada para a confecção de pão, bolos, bolinhos, massa para pizza, tartes, pastéis e massas lêvedas.

TIPO 65 - FARINHA FINA
É a mais utilizada na panificação, tradicional ou industrial. Dá origem ao pão branco tradicional (carcaça, regueifa, bolas, pão de Mafra, baguetes, entre outros), que é o pão mais fabricado, hoje em dia. Também é indicada para farturas e pães-de-ló.

As farinhas tipo 55 e 65, são farinhas com alto teor de proteína, glúten e com uma excelente capacidade de absorção de água. Assim, são adequadas ao fabrico de pão de forma industrial, feito em grandes quantidades e através da utilização de diversos processos de produção.

TIPO 80 e 110 - FARINHA SEMI-INTEGRAL
São utilizadas na panificação industrial e tradicional. São boas para confeccionar pão semi-integral e para pastelaria. Produz um pão com uma textura mais leve, pois não contém germe nem farelo.

TIPO 150 - FARINHA INTEGRAL
Produz um pão rico em sementes, de textura compacta e de cor mais escura. É cada vez mais utilizada em bolos de fruta, bolachas, pastéis e outras confecções culinárias.

TIPO 70, 85, 130, 170 – FARINHAS DE CENTEIO
Usadas para o fabrico de pães de mistura, com diferentes tonalidades que variam da mais clara (T70), até à mais integral/escura (T170). Indicadas para cozinhar pão de centeio, pão de mistura, entre outros.
Existem ainda farinhas de milho (de cor amarela e usada para bolos, pão de mistura e broa) e de arroz (usada para fazer pão tigre, bolo de arroz e também para “tender” massa). Outros tipos de farinha são as sêmolas (de trigo e milho) que são produtos com granulometria (tamanho do grão) mais grossa. São indicadas para fazer massas como o “cuscuz” ou para engrossar caldos e sopas.
Esta é apenas a “ponta do iceberg” das farinhas, há muitas outras nuances e particularidades neste tema consoante, por exemplo, o resultado que queremos ter e as moagens que cada marca de farinhas tem.

Por isso já sabem “farinhas há muitas…” tudo depende do resultado que queremos obter.  

Sem comentários:

Enviar um comentário