segunda-feira, 29 de julho de 2013

Melancias


Olá minha gente,

Verde por fora e vermelha por dentro (apesar de também já haver amarelas), doce e sumarenta ao ponto de ficarmos com sumo a escorrer-nos pelo queixo e braços de cada vez que damos uma trinca. AHHH, Melancia. Quem não gosta de uma boa melancia?

Eu adoro, e parece que não sou o único. O próprio Mark Twain (escritor americano que criou personagens como “Tom Sawyer” ou “Huckleberry Finn”) chamava à melancia “chefe dos luxos deste mundo”, eu concordo, mas devo acrescentar, “(…)quando encontramos uma bem madura”.

Para escolher uma boa melancia existem várias técnicas e dicas, eu também tenho as minhas. Em primeiro 
lugar procuro uma melancia bem verde e redonda. Posto isto deve ser pesada como uma bola medicinal e ao darmos umas pancadas ao de leve, deve fazer um som oco, esse é o principal sinal de que está madura e doce.

Para mim esta é a “rainha” das frutas de verão. Leve, carregadinha de antioxidantes e diurética, fornece minerais (cálcio, fósforo e ferro) e água (compõe 90% da sua polpa) ao organismo, para além de vitaminas (A, C e B).

Existem vários alimentos que podemos combinar com melancia, as opções são quase infindáveis. Chilli, lima ou coentros (combinação muito usada na cozinha mexicana), com hortelã (em bebidas, sobremesas ou saladas), com tomate e queijo de cabra (em saladas, o doce da melancia contrasta muito bem com o sal do queijo) ou até com pepino (em saladas ou para substitui-lo num gaspacho, já que a melancia partilha muitas semelhanças com este vegetal).

Por isso já sabem, o Barrigana recomenda…COMAM MELANCIA!


Design por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário