sábado, 6 de julho de 2013

Figos lampos salteados com presunto e feta


Meus amigos,

Hoje o Barrigana traz-vos uma receita muito simples e que é realmente uma delícia.

Mas antes da receita tenho uma palavra para vocês… Figos. Quem não aprecia um doce e meloso figo? Devo confessar que, até há algum tempo atrás, eu não era grande apreciador, era uma fruta que simplesmente me passava um pouco ao lado, até que um dia decidi dar-lhes uma séria oportunidade e nunca me arrependi.

Os figos que usei para esta receita são apelidados de “figos lampos”, porque a árvore de onde são colhidos se chama figueira lampa, ou ainda de “figos de S. João”, pelo facto de antigamente serem apanhados na noite de S. João.

Esta é uma daquelas receitas perfeita para uma entrada, ou para uns belos petiscos “mais elaborados”. Para isto vão precisar de:

- 2 a 4 figos lampos (cortados em metades);
- 4 a 8 fatias de presunto;
- 3 paus de canela;
- Queijo feta (cortado em cubos);

Em primeiro lugar numa frigideira com azeite salteiam-se as metades de figo juntamente com os três paus de canela, certificando-nos de que a canela entra em contacto com os figos. É normal que se forme uma espécie de melaço no fundo da frigideira depois deste processo, não se preocupem, juntem uma a duas colheres de sopa de água e, com uma colher de pau, façam esse melaço soltar-se do fundo, vai dar um excelente molho para cobrir os figos.

Posto isto, retiram-se os figos e colocam-se num tabuleiro/recipiente adequado para ir ao forno. Depois junta-se um quadradinho de queijo feta em cada figo e enrola-se uma fatia de presunto (podemos sempre usar apenas metade de uma fatia) em volta de cada figo.

Finaliza-se levando ao forno por 5 minutos, até que o queijo derreta e o presunto cozinhe. Acrescenta-se um pouco do molho da frigideira e serve-se.


Fácil e muito saborosa. Que acham?

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário: