quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cigarros de Chocolate


Olá minha gente,

Para os que não me conheciam há cerca de 18 anos atrás, devo confessar-vos que nessa altura fui um grande fumador, …sim, …fumador. Até chegava a fumar um maço inteiro em apenas algumas horas, iam uns atrás dos outros.

Calma. Não pensem que nessa altura eu era um delinquente da pior espécie que, apenas com 7 ou 8 anos e nem sequer com a 4ª classe completa, andava pelas ruas de Alcácer a assaltar velhinhas e a roubar bicicletas. Nada disso. Eu “fumava/comia/devorava” cigarros de chocolate.   

Quem não se recorda dos saudosos cigarros de chocolate, lembro-me que eram vendidos em caixas que imitavam os maços de tabaco. A marca que mais comprava era uma que tinha uns camelos, provavelmente a imitar a “Camel”. Lembro-me também que eram feitos de chocolate de leite e que para mim comê-los era um ritual, primeiro fingia que fumava e depois ia dando grandes trincas, a partir deste ponto “marchavam” uns atrás dos outros.

Até que numa certa altura simplesmente deixei de os ver à venda, sem grande razão aparente começaram a deixar de estar expostos nas lojas, pastelarias, mercearias e cafés.

Depois de uma pequena pesquisa percebi porquê. Na lei “nº 37/2007”, apelidada de “A Lei do Tabaco”, no seu artigo 17º, no ponto 3, afirma que “(…) É proibido o fabrico e a comercialização de jogos, brinquedos, jogos de vídeo, alimentos ou guloseimas com a forma de produtos do tabaco, ou com logótipos de marcas de tabaco.” E assim se “foram á vida” os cigarros de chocolate em Portugal.

Boa ou má lei? Prefiro manter-me à parte de opiniões e convicções (mas tenho a minha, claro) e relembrar aqueles doces e saborosos rolinhos de chocolate que nos deixavam água na boca.

Quem não se recorda?


Design por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário