segunda-feira, 15 de julho de 2013

Os segredos dos amendoins


Olá minha gente,

Estamos numa época do ano em que as esplanadas de todo o país se enchem de quatro coisas… pessoas, cerveja, tremoços e amendoins.

Ahhh!!! Esses belos frutos secos ora ainda na casca, ora já descascados e salgados, crocantes e saborosos. Adoro-os, são daqueles aperitivos viciantes que dificilmente conseguimos parar de comer. Devo confessar-vos que quando como amendoins não passo uma boa imagem de mim próprio…pareço uma debulhadora industrial.

Hoje venho falar-vos das mais-valias e particularidades dos amendoins (para além das óbvias).
O amendoim é um alimento altamente nutritivo, é rico em calorias por causa do seu elevado teor em gorduras, por isso é uma excelente fonte de energia. Além do fósforo, cálcio e ferro possui magnésio, potássio, sódio e cloro.

É recomendado para as actividades mentais (deve-se comer juntamente com sementes de abóbora), já sabem, na próxima época de exames toca a comer amendoins e sementes de abóbora (qual “mémofante”!!!).

No nosso país existem várias denominações para os amendoins. Assim, aproveito e deixo-vos aqui um pequeno glossário, para que nunca tenham dificuldades em pedi-los:

- Amendoins (a mais óbvia e generalizada);
- Alcagóitas (muito usada no sul de Portugal);
- Ervilhanas ou ervilhenas (esta não conhecia, mas é usada somente no Algarve);
- Peanuts (usada pelos mais jovens e internacionais);
- Minuins (usada apenas por “pequenas franjas” da nossa sociedade, se é que me entendem).

Já sabem, se não gostam, deviam gostar, se gostam deixo-vos aqui várias razões para gostarem ainda mais.

Design por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept


1 comentário:

  1. Para os que gostam de picante também há com piri-piri ... recomendo. Essa de ser rico em 'calorias por causa do elevado teor de gordura' é que é a parte que menos me agrada ... mas isso dá para esquecer. Beijinhos linda

    ResponderEliminar