terça-feira, 23 de julho de 2013

Paul Hollywood – Pão “Bloomer"


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana vai pôr, literalmente, as mãos na massa e fazer “Challenge Accepted” à receita do chef/padeiro inglês Paul Hollywood.

Nascido em 1966, em Wallasey (Reino Unido), Paul Hollywood desde cedo esteve em contacto com o “mundo do pão”, pois o seu pai era padeiro e dono de uma padaria. Desde cedo começou a aprender a arte de fazer pão com o seu pai, mas antes de se dedicar totalmente à padaria, Paul ainda passou por um curso de Escultura, do qual desistiu.

Depois disto, tornou-se o padeiro principal de vários hotéis em Inglaterra e não só. Hoje em dia tem o seu próprio negócio artesanal de padaria, que fornece vários locais emblemáticos, como “Waitrose” e o “Harrods”. Para além disto, foi júri em alguns concursos culinários na tv e o seu livro “100 Great Breads” conquistou o prémio “Top Bread and Pastry Book” de 2005. Hoje em dia podemos vê-lo no seu programa de tv (sobre pão) no canal “24 Kitchen”.

Depois de tudo isto, a receita de hoje só poderia ser um pão. O próprio Paul disse que aprendeu a fazer este pão com 13 anos, logo, acho que não será muito difícil de fazer. Assim, hoje trago-vos a receita de pão “Bloomer”. Vão precisar de:

- 500gr de farinha Tipo 65 (ou 55);
- 7 gr de levedura para pão;
- 10gr de sal;
- Cerca de 4 colheres de sopa de azeite;
- 350 ml de água da torneira;

Este pão é um dos mais básicos que se pode cozinhar. Para começar numa tigela colocamos a farinha, a levedura e o sal, nesta fase é crucial que o sal e a levedura não estejam em contacto, porque o sal retarda a acção da levedura. Depois junta-se o azeite, a água e começa-se a misturar com as mãos, até se formar uma massa pastosa e peganhenta, nesta fase retira-se da tigela para uma superfície previamente untada com azeite (uma bancada, um tabuleiro ou tábua).

Amassa-se até obtermos uma bola elástica e macia (este processo demora cerca de 10 a 15 minutos). Caso a massa tenha uma textura muito seca e farinhenta, junta-se um pouco de água, caso esteja demasiado peganhenta junta-se um pouco de farinha.

Deixa-se levedar durante duas horas numa taça coberta com papel antiaderente, num local seco. Passado este tempo voltamos a amassar (cerca de 5 minutos), para desenvolver ainda mais o glúten da massa. Nesta fase vamos dar forma ao pão, amassamos de forma a obter um rectângulo (mal feito) e dobramos a massa na nossa direcção até ficarmos com uma espécie de rolo (mal feito). Volta a levedar por mais duas horas, desta vez na superfície onde amassamos apenas cobrindo-a com papel anti-aderente.

Este pão chama-se “bloomer” (em inglês vem de bloom, florescer/crescer, ou seja, “o que floresce/cresce”), porque a massa vai a levedar por duas vezes, logo cresce bastante.

Passado este tempo, salpica-se a massa com um pouco de água e farinha, depois fazem-se cortes diagonais e vai ao forno a 200 graus por cerca de 45 minutos.

O segredo deste pão é obtermos uma crosta bastante estaladiça. Uma dica para obtermos isto é quando o forno estiver bem quente coloca-se o pão e num tabuleiro abaixo deitamos água para que se forme vapor, e assim ajudar a formar-se uma bela crosta.


Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário