segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Especiarias II


Olá minha gente,
Hoje o Barrigana volta para vos trazer mais curiosidades e factos interessantes sobre as especiarias.
Curcúma/Açafrão da Índia/ Açafrão
Originário da Índia, a sua planta é usada há centenas de anos na medicina ayurvedica, na culinária e com outras utilizações como para tingir tecidos.
Em termos medicinais é reconhecido pelo seu forte poder antisséptico, sendo usado desde há centenas de anos como medicamento para curar e desinfetar feridas, cortes e de fortalecimento do sistema imunitário humano.
De facto, pensa-se que a curcumina, o principal agente farmacológico presente no açafrão (ou seja, agente que ajuda no tratamento de uma “maleita” ou doença) é um grande elemento de ajuda ao combate contra agentes cancerígenos (radicais livres), principalmente na zona do cólon. A sua ação antioxidante ajuda a proteger as células do cólon.
Para além disto, pesquisas recentes indicam que o açafrão poderá ser uma grande ajuda no combate à doença de Alzheimer. Ora - vamos a lá ver se consigo explicar bem isto -, o Alzheimer manifesta-se devido à acumulação de amilóides (um fragmento de uma proteína) nas células do cérebro, que produz “stress”, inflamação e a formação de placas entre essas mesmas células, interrompendo assim o bom funcionamento do mesmo. É aqui que entra o açafrão, mais precisamente a “nossa amiga” curcumina, pois ajuda os pacientes com esta doença aumentando a atividade dos seus sistemas imunitários, ajudando-os a limpar estas placas.   
Canela
A canela é uma das especiarias mais usadas e mais antigas do mundo. Não é nada mais, nada menos do que uma parte interna da casca do tronco da Caneleira, uma árvore originária do Sri Lanka.
O seu poder medicinal é potentíssimo e ajuda a diminuir os efeitos de várias doenças, quando incluída na nossa dieta.
Ajuda na diminuição do colesterol e a “consolidar” o sistema cardiovascular devido aos altos níveis de cálcio e de fibra que contém. Funciona também como tratamento de dores de dentes, cáries e contra o mau hálito, devido aos seus agentes anti-inflamatórios e antissépticos. Basta mastigar um pouco de pau de canela, ou gargarejar um pouco de água com canela que ficarão bem mais aliviados e cheirosos.
É também muito útil no combate a problemas respiratórios e tosse. Quando estivermos com estes problemas tomamos um colher de sopa de mel com ¼ de colher de sopa de canela em pó durante três dias e ficamos fresquinhos como uma alface.

Funciona como um “tónico do cérebro”, ou seja, aumenta a actividade cerebral. Segundo mostram alguns estudos, “cheirar” canela (calma, não é o que estão a pensar…sentir o aroma da canela) pode aumentar as funções cognitivas da memória, ajudando o funcionamento de certas tarefas e aumentando o estado de alerta e de concentração do individuo. Já sabem, em época de exames toca a estudar sempre com um pauzinho de canela ao lado.   

Se depois de tudo disto continuam sem gostar de especiarias, é melhor repensarem.

Fotos e Design por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário