segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Ceia de Natal IV – Brownie “Oh, oh, oh! É pr’á desgraça!”de chocolate, figo, noz e amêndoa



Olá meus amigos,

Como é Natal todos nós (de alguma maneira) interrompemos as dietas e restrições alimentares do “ano regular” e abrimos as nossas Barriganas a vários tipos de exageros alimentares, tudo isto porque é Natal. Para mim (e tenho a certeza que para muitas outras pessoas também), uma das frases mais usadas nestas alturas é “Bem, é pr’á desgraça, é pr’á desgraça!” e toca de enfiar mais uma fatia de bolo, ou mais uma garfada de polvo.

Agora pergunto, haverá alguma coisa “mais pr’á desgraça” do que sobremesas??? Esperem, não respondam tenho outra pergunta. Haverá sobremesa “mais pr’á desgraça do que um Brownie???” Também não precisam de responder, está tudo dito.

Assim, hoje tenho para vocês um decadente “Brownie ‘Oh, oh, oh! É pr’á desgraça!” de chocolate, figo, noz e amêndoa”. A mim parece-me bastante adequado para a ocasião. 

Vão precisar de:
Para 10 a 12 brownies
- 250g de manteiga sem sal (ou margarina);
- 200g de chocolate negro (no mínimo com 70% de cacau);
- 75g de figos secos (em pedaços);
- 75g de figos cheios com amêndoa (em pedaços);
- 150g de miolo de noz;
- 80g de cacau em pó (peneirado);
- 65g de farinha sem fermento (peneirada);
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 150g de açúcar moreno;
- 150g de açúcar amarelo;
- 50g de açúcar (normal);
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 3 colheres de chá de café (forte);
- ½ colher de chá de flor de sal;
- 4 ovos grandes;
- Raspas de laranja q.b.
    
Em primeiro lugar, pré-aquece-se o forno a 180 graus e forra-se um tabuleiro rectangular (ou com qualquer outra forma) com papel-manteiga. Depois derrete-se o chocolate e a manteiga em banho-maria até se obter uma mistura macia, à qual juntamos o sal, a baunilha, o café, as nozes, os figos em pedaços, as raspas de laranja e retire do lume.

Numa tigela à parte mistura-se o cacau em pó, a farinha, o fermento e os açúcares (assegurando de que não existem grumos). Depois junta-se este preparado ao do chocolate, figos e frutos secos e mexe-se até se obter uma mistura macia. Batem-se os ovos e junta-se tudo, misturando até obtermos uma textura sedosa.

Deita-se esta mistura no tabuleiro e leva-se ao forno por cerca de 25 minutos. Como os brownies são tradicionalmente húmidos por dentro quando fazemos a “prova do palito”, é normal que ele não saia limpo.
Retiramos do forno, deixamos arrefecer e cortamos em quadrados.   

É mesmo pr’á desgraça, não acham? Mas como “É Natal e ninguém leva a mal” não se preocupem, isso com uma semaninha de regime e exercício físico intensivo vai ao lugar.

Finalizo desejando-vos um Feliz Natal.

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Embora não seja muito apreciadora de bolos com chocolate... deste gostei, tem ingredientes que gosto bastante ... figos cheios com amêndoas ... nozes ...muito bom! muita criatividade... linda apresentação ... bem fotografado! mais uma vez PARABÉNS! Beijinhos

    ResponderEliminar