sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Abóbora assada no forno com requeijão


Olá minha gente,

Continuamos no Outono (pelo menos até ao próximo dia 21 de Dezembro), apesar de não parecer, com o frio que tem feito. Esta época do ano é propícia à comidinha quentinha e “confortável”, ou como dizem os anglo-saxónicos, “comfort food”. É basicamente comida quentinha, que nos aconchega o estômago, um pouco mais calórica, mas que no fundo, no fundo, faz um bem enorme à alma.

Nesta categoria de comida eu incluo, assados no forno, empadões, sopas ricas, entre muitos outros. No entanto, tenho sempre alguma dificuldade em arranjar acompanhamentos ao nível de, por exemplo, um bom assado no forno.

Como estamos no outono, nada melhor do que utilizar os ingredientes característicos desta época. Agora pergunto eu. Qual é um dos produtos mais característicos do Outono? A abóbora, claro. Assim, hoje o Barrigana tem para vós uma deliciosa receita de “Abóbora assada no forno com requeijão”, que tanto pode servir de acompanhamento, como de uma saudável refeição.

Vão precisar de:
(Para 3 a 4 pessoas)
- 500 a 600g de abóbora (em pedaços médios);
- 1 Cebola roxa (fatiada em meias-luas);
- Requeijão (a gosto);
- Sementes de abóbora (uma mão cheia);
- Sementes de sésamo (uma mão cheia);
- 2 colheres de chá sementes de papoila;
- 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
- 4 dentes de alho (esmagados e com casca);
- 3 pedaços de gengibre (com cerca de 0,5 cm);
- 1 colher de sopa de molho de soja;
- Raspa de ½ limão;
- 3 folhas de louro;
- Azeite (a gosto);
- Sal e pimenta (a gosto);

Num recipiente para ir ao forno coloca-se uma “cama” com a cebola roxa, o alho esmagado, os pedaços de gengibre, o azeite, o vinagre balsâmico, uma das folhas de louro e sal e pimenta a gosto.

Posto isto, coloca-se a abóbora em pedaços pela “cama” de cebola, juntamente com as restantes folhas de louro. Tempera-se com molho de soja, azeite, sal e pimenta a gosto.

Leva-se ao forno (pré-aquecido a 180 graus) e cozinha-se por 20 a 30 minutos, ou até a abóbora estar macia e cozinhada.

Entretanto numa frigideira sem qualquer gordura, tostam-se as sementes de abóbora, de sésamo e de papoila, terminando com uma pitada de sal.

Uma vez cozinhada serve-se a abóbora com a cebola roxa e termina-se polvilhando por cima alguns pedaços de requeijão, assim como as sementes de abóbora, sésamo e de papoila.

Saudável e reconfortante, este é um prato delicioso. O Barrigana recomenda.v

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


Sem comentários:

Enviar um comentário