sábado, 14 de dezembro de 2013

“Caixinhas” de Filetes de Cavala Mediterrânicos Manná e pesto de brócolos


Olá a todos,

Na passada segunda-feira falei aqui da grande distinção que o nosso país recebeu (em conjunto com outros) ao ver a “sua Dieta Mediterrânica” elevada a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Como já tinha afirmado a “Dieta Mediterrânica” é um património que todos nós devemos tentar preservar e transmitir às gerações vindouras, por isso mesmo, o Barrigana já está a começar essa tarefa trazendo-vos hoje uma receita inspirada na nossa “Dieta”. Recorrendo a vários ingredientes característicos do regime alimentar de vários países mediterrânicos, tenho para vocês umas “’Caixinhas’ de Filetes de Cavala Mediterrânicos Manná e pesto de brócolos”.
Vão precisar de:

(para três pessoas)
Caixinhas e recheio
- 1 embalagem de massa folhada (375g);
- 1 lata de Filetes de Cavala Mediterrânicos Manná;
- Cerca de 40g de pimento amarelo e vermelho (em cubos pequenos);
- 2 tomates pequenos (sem pele e sem sementes, em cubos pequenos);
- Orégãos q.b.
- 1 ovo (batido);
- ¼ de colher de chá de Caiena;
Pesto de brócolos
- 1 cabeça de brócolos (pequena);
- 1 colher de sopa de pesto (bem cheia);
- 2 pedaços de tomate seco (finamente picados);
- ½ dente de alho (pequeno);
- 1 colher de chá de vinagre balsâmico;
- Pinhões q.b.;
- Azeite q.b.

Em primeiro lugar para fazer as “caixinhas” corta-se a massa folhada em rectângulos (ou noutra forma) e com a ponta de uma faca corta-se/desenha-se (nunca chegando ao fundo da massa) a “tampinha” que indo ao forno vai “crescer” e ficar saliente, facilitando assim o corte pelas marcas desenhadas. Um conselho, se a massa tiver uma espessura muito fina é melhor dobrarem-na ao meio para dar maior grossura à caixa. 

Depois pré-aquece-se o forno a 200 graus, pincela-se com uma mistura de ovo batido com um pouco de água e leva-se ao forno por cerca de 25 minutos, ou até a massa ficar dourada, desliga-se o forno e deixa-se ficar com a porta entreaberta. Uma vez mornas (quase frias) cortam-se as tampinhas pelas “linhas”, de modo a obtermos um buraco com a forma que cortámos.

Para o recheio, salteiam-se em azeite e alho, o tomate (sem pele e sem sementes) e os pimentos em cubos por cinco minutos e tempera-se com sal, pimenta, pimenta de Caiena e orégãos a gosto. Finaliza-se juntando os “Filetes de Cavala Mediterrânicos” Manná cortados em pedaços grandes e deixa-se cozinhar um pouco até ficarem quentes.

Em relação ao pesto, coze-se a cabeça de brócolos e, posteriormente, com ajuda de uma varinha mágica reduz-se a puré e junta-se o pesto, o tomate seco picado finamente e o pedaço de alho. Reduz-se novamente a puré e junta-se o vinagre balsâmico, sal, pimenta e azeite a gosto.

Para finalizar enchem-se as caixinhas com a mistura de filetes de cavala e servem-se acompanhadas do pesto de brócolos e de pinhões torrados.

Um belo prato para ser apreciado sem nunca esquecer os hábitos da “Dieta Mediterrânica”, ou seja, depois de um bom exercício físico, partilhando este prato numa mesa repleta de familiares, com um bom copo de vinho, uma boa conversa e sempre com moderação.

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept



1 comentário:

  1. Maravilha! Adorei! Estava muito bom ... as conservas Manná muito boas e a foto faz bem jus ao prato. PARABÉNS!

    ResponderEliminar