sexta-feira, 22 de março de 2013

Salada “Réd’On” de frango assado

Olá minha gente,

Hoje o Barrigana trouxe-vos uma verdadeira sugestão anti-crise. Quantas vezes temos restos de comida “espalhados” pelo frigorífico lá de casa, aos quais não sabemos que destino dar. Arroz, massa, puré de batata, frango assado…enfim. É o que eu gosto de designar como “réd’ons” (restos de ontem) e que, apesar de serem, por vezes, difíceis de combinar com outros alimentos, acabam por fazer pratos deliciosos.
Por isso deixo-vos aqui uma boa sugestão para “reciclarem” os restos de frango assado que está prestes a ficar estragado. Esta é a minha “Salada ‘Réd’On’ de frango assado”.
Para isto vão precisar de:

(Para duas pessoas)
-Frango assado (cerca de duas peças);
- +/- 30g alface;
- +/- 30g alface roxa;
- +/- 30g rúcula;
- 1 maçã (Granny Smith);
- 1/2 cebola roxa;
- Azeite (2 a 3 colheres de sopa);
-Sumo de lima (2 colheres de chá);
- Vinagre balsâmico (3 colheres de chá);
-Vinagre de sidra (1 colher de chá);
- Sal e pimenta (q.b.);

Para começar, desfia-se o frango assado e corta-se a maçã e a cebola roxa em pedaços.
Posto isto, numa taça junta-se o sumo de lima, os dois vinagres e com a ajuda de umas varas (ou de um garfo) junta-se o azeite a fio e emulsiona-se. Tempera-se com sal e pimenta a gosto.
Para finalizar, juntam-se todos os ingredientes numa saladeira e mistura-se levemente, rectificam-se os temperos e serve-se.
Aproveito ainda para vos deixar um conselho. Nos últimos tempos resolvi “dar uma oportunidade” ao frango assado com picante e não me arrependi. O picante dá um toque especial ao frango assado e também à salada.
Experimentem, vale a pena.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário