domingo, 17 de março de 2013

Desafios do Chef - A Carvalheira

Boas pessoal,

Hoje em mais um “Desafios do Chef” o Barrigana faz “challenge accepted” a uma sobremesa/cocktail que nos é apresentado pela chef Maria Teresa Gomes, do restaurante “A Carvalheira”.
Situado em Ponte de Lima, este restaurante de comida tradicional minhota, foi fundado em 1995, ano em que a chef, vinda da cozinha de sua casa onde aprendeu a cozinhar com sua mãe e avó, tomou conta da ementa.
Escusado será dizer que n’ “A Carvalheira” a cozinha minhota é defendida com unhas e dentes. Por esta razão, foi com grande surpresa que me deparei com uma sobremesa/cocktail tipicamente italiano na carta. Tinha de experimentar, pois se num restaurante minhoto se faz uma receita italiana é porque, de certo que é muito bem feita.

Para prepará-la vão precisar de:
- 2 bolas de gelado de limão (ou sorbet);
- 1 colher de sopa de vodka;
- 2 colheres de sopa de chantilly;

Resumidamente, com ajuda de um liquidificador, varinha mágica, ou de uma simples vareta terão que bater todos os ingredientes até formarem um creme. Posto isto, serve-se num copo alto e, caso queiram, decora-se com chantilly, ou uma raspa de limão.
É muito fresco e o chantilly dá-lhe um toque ainda mais cremoso, uma vez que, tradicionalmente é usado leite em ao invés deste ingrediente.
Experiementem.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário