sexta-feira, 1 de março de 2013

“’Hummus’ de tremoços à Portuguesa”

Olá pessoas,

Hoje, o Barrigana resolveu fazer uma receita com o marisco mais famoso e acessível de Portugal…camarão? Nééé…conquilhas, são boas, mas nem por isso…TREMOÇOS, sim TREMOÇOS.
Sim, o “marisco dos pobres”, é O APERITIVO mais consumido no nosso país. Até o grande Eusébio tem os tremoços no topo da sua lista de preferências, de facto para o “Pantera Negra”, tremoço é a mesma coisa que marisco.
Para mim os tremoços também estão no topo da minha lista de aperitivos, acompanhados com amendoins (ou alcagoitas) e azeitonas.
Esta pequena iguaria é feita em várias versões por todo o nosso país, no continente simples, nos Açores acompanhados de massa malagueta, com toque picante, na Madeira com pimentos, cebola e coentros.

Hoje vou tentar fazer um “mix” de todas as versões num “’Hummus’ de Tremoços à Portuguesa”. Vão precisar de:
- 150 a 200g de tremoços;
- 10 a 20g de sementes de sésamo (torradas);
- 2 colheres de chá de massa de alho;
- Azeite;
- 1 iogurte natural (do tipo grego);
- Sal;
- Paprika;
- Pimenta de Caiena;
- ½ de cebola roxa (finamente picada);
- ¼ de cebola branca (finamente picada);
- ¼ de Pimento verde (finamente picado);
- 1 colher de sopa de coentros (picados);
- 2 colheres de chá de massa de pimentão;
- 8 a 10 tortilhas;

Para começar, lavam-se, descascam-se e põem-se os tremoços num recipiente com água bem quente durante cerca de 10 minutos. Nesta fase junta-se numa taça a cebola roxa, a branca, o pimento verde, a massa de pimentão e os coentros, tempera-se com sal, azeite e vinagre, a gosto e coloca-se no frigorífico.
Numa frigideira anti-aderente torram-se as sementes de sésamo.
Posto isto, com a ajuda de uma varinha mágica (ou robot de cozinha) passam-se os tremoços até se formar uma pasta, mais ou menos suave (consoante o gosto pessoal). Junta-se o iogurte, uma colher de sopa de azeite, a massa de alho, sal e volta-se a passar.
Tempera-se o preparado com paprika e pimenta de Caiena a gosto.
Para finalizar, aquecem-se as tortilhas e mistura-se o preparado da cebola e do pimento na pasta de tremoços e serve-se.
Pronto e é isto…”Tremoços gone wild!!” perfeito para impressionar os vossos amigos em festas. Experimentem!

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


1 comentário:

  1. Uma especialidade e uma agradável surpresa, é óptimo ...apetece ir sempre comendo, é viciante ... Parabéns!é uma receita original aprovadíssima! Beijinhos

    ResponderEliminar