sexta-feira, 22 de março de 2013

Galinha de cabidela

Meus amigos,

Hoje, o Barrigana vem apresentar-vos uma das mais tradicionais receitas da gastronomia portuguesa.
Esta é daquelas receitas que nos faz duvidar se realmente criaturas como vampiros ou “chupa-cabras” não existem mesmo. E mais ainda…se não se passeiam entre nós, simples humanos, sem que nos demos conta disso…acho que já ouvi falar disto em algum sítio, soa-me a um filme de vampiros “ranhoso” qualquer…enfim…adiante.
O prato de que vos estou a falar é “Galinha de cabidela”, onde é usado o SANGUE de galinha. É uma receita um pouco mórbida, mas super saborosa e uma das grandes “paparocas” que me foi ensinada pela minha mãe e pelo meu pai. Por isso, deixo-lhes aqui um muito obrigado.

Para a prepararem vão precisar de:
- Carne de galinha (Ou frango. Normalmente pedaços inteiros p.ex. perna, peito );
- 50 cl de sangue de galinha (devidamente conservado);
- 4 a 5 cebolas (médias);
- Azeite q.b.
- Sal;

É mesmo muito fácil…comprovem.
Numa primeira fase cortam-se as cebolas em cubo grandes, que se dispõem no fundo de uma panela. Posto isto, junta-se a carne (previamente limpa de gorduras) à panela e cobre-se com água. Junta-se um generoso fio de azeite e sal a gosto. Deixa-se cozinhar em lume médio até que a galinha cozinhe e até que metade da água evapore. Por fim, junta-se o sangue e deixa-se ferver por 2 a 3 minutos. Apaga-se, deixa-se repousar por mais 5 minutos e serve-se acompanhado por arroz branco.
Hoje em dia, já é possível comprar sangue em alguns super-mercados e talhos, mas tenham sempre atenção à qualidade do sangue. Se virem alguns objetos sólidos misturados com o sangue, não hesitem, não o consumam. Nunca se esqueçam de antes de usarem o sangue verterem-no para dentro de um recipiente, cheirem-no e mexam-no, para identificarem alguma substância, cor ou cheiro estranho.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário