quinta-feira, 7 de março de 2013

Os antigos programas de culinária

Pessoal,

Quem não se recorda daqueles programas de culinária que, antigamente, passavam na RTP1 antes do almoço?
Estávamos em plena década de 90 e a RTP passava, antes do noticiário do almoço, uns programas de culinária com vários cozinheiros da nossa praça, como Hernâni Ermida, a insubstituível Filipa Vacondeus, entre outros (tenho a impressão que cheguei a ver lá o Goucha e tudo).
Meus amigos, aquilo é que era programa de culinária à maneira, não havia cá “chifunades” prá’qui, “tatakis” prá’li, aquilo era cozinha simples dedicada ao “…caro telespectador…” como diziam na altura. Na verdade, e olhando bem para trás, aquilo muitas vezes era no mínimo estranho.
Em primeiro lugar a imagem da transmissão era baça (característica da televisão dos anos 90), como se alguém tivesse acabado de tomar um duche dentro do estúdio da RTP. Segundo, muitas vezes o cozinheiro parecia que estava muito desconfortável e depois sempre que existia algum problema com a confecção ou montagem do prato final, sentia-se que se instalava um ambiente de “cortar à faca” no estúdio. Como se estivessem todos a pensar “…não partas o bolo, não partas o bolo…” e se realmente o bolo se partisse o cozinheiro nunca conseguia esconder o constrangimento e acabava sempre por se instalar um silêncio embaraçoso para todos, até para os espectadores.
Aí, Aí! São belos tempos que já não voltam. Agora quando queremos ver um belo programa de culinária antigo, ou vamos à RTP Memória (e poderemos ter a sorte de apanhar um), ou então teremos de ver esse grande programa da RTP2 dedicado à “arte” da caça, “Couto e Coutadas”. A única vez que assisti a esse programa pensei realmente que estava em 1992, a qualidade da imagem, a comida, a roupa e até o bigode do cozinheiro pareciam ter saído desse tempo. E até esse grande programa também já não é emitido. Mais um sinal de que o mundo está perto do seu fim.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário