quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tapa Bucho


Olá minha gente,

No outro dia, enquanto me passeava calmamente pelo Bairro Alto, mais precisamente na Rua dos Mouros, senti uma forte sensação de fome, a chamada “fraqueza”. No entanto, fiquei descansado pois encontrei logo um sítio onde pude comer o chamado “tapa bucho”, num sítio que, por pura coincidência, se chama “Tapa Bucho”.

Situado entre o número 19 e 21 desta rua, o “Tapa Bucho” é mais uma das, muito na moda, casas de tapas, que nos últimos anos se multiplicaram como cogumelos um pouco por todo o país, com principal incidência na capital. No entanto, se me ficasse por aqui, estaria a ser altamente injusto, o “Tapa Bucho” é bem mais do que apenas isso, aqui comem-se tapas elevadas ao cubo (Tapas3), pode-se desfrutar de várias tapas que são de alguma forma elevadas a outro nível de sabor e apresentação.

E já que estamos neste tema gostava de vos falar da ementa. Está cheia de deliciosas tapas e petiscos inspirados não só em clássicos nacionais, mas também em muitas tapas tradicionais de nuestros hermanos. Começo por recomendar umas “Tapas quentes”, uma espécie de montaditos espanhóis com bacon estaladiço e queijo derretido, começamos logo bem. Depois segue-se uma sopa de cogumelos, cremosa e saborosa, para aquecer o bucho (Barrigana, no meu caso) e a alma, continuando, numa casa deste tipo teria (quase obrigatoriamente) que existir espaço para as já tão famosas cascas de batata frita, estaladiças e acompanhadas de dois saborosos molhos. Para terminar, uma “Tábua Mista”, com vários enchidos, queijos e ainda com algum espaço para uns tradicionais pastéis de bacalhau. Caso o bucho ainda não esteja totalmente tapado, vai ter que haver espaço para uma “imprópria para gulosos” “Tarte de limão com bolacha Oreo” e mais não digo.

Em relação à ementa ficam os cinco Barriganas.

O espaço da casa é acolhedor e bastante simpático, nota-se dedicação, carinho, bom gosto e um toque de modernidade na decoração. Por momentos sentimo-nos numa tasca antiga de ambiente descontraído e “caseirinho”, isto é se conseguirmos entrar. De facto o espaço é pequeno, que não é necessariamente mau porque assim a comida leva menos tempo a chegar à mesa, não perdendo calor e “propriedades”, mas deixo-vos um conselho, se pensarem aparecer por lá marquem uma mesa antes. Para completar o “ramalhete” o atendimento é muito simpático e atencioso.

Para o ambiente ficam os quatro Barriganas.

O preço ronda entre os 10 e os 15 euros, que tendo em conta a qualidade da ementa apresentada e a simpatia do serviço, é um preço bastante simpático. Para além disso, se formos fãs de clássicos da literatura, como por exemplo o “Robinson Crusoe” até pagamos ainda com mais gosto, já que recebemos a conta dentro de um desses livros.

Assim para o preço ficam os cinco Barriganas.

Jovem, bonito e apetitoso, (não, não estou a falar de mim próprio) este é um sítio a visitar.

Fotos e Design por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept 

1 comentário:

  1. Gostei de tudo! ... mas tenho que fazer referência à tarte de limão com massa base de 'bolacha oreo', eu que nem sou apreciadora destas bolachas ... por isso não sou suspeita ... uma delícia! Beijinho

    ResponderEliminar