sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Mousse de Paté de atum Manná com bolachas de soja crocantes


Olá minha gente,

Quantos de nós no meio da preparação de uma festa nunca se viram a dar voltas e voltas à cabeça para tentar arranjar um aperitivo bonito, delicioso e que, ainda para mais, impressionasse os convidados? Sim muitos mesmo, eu inclusive.

Toda a gente gosta de bolachas, umas mais estaladiças, outras mais macias. Mais importante, muitas vezes é o acompanhamento dessas mesmas bolachas. Por isso mesmo hoje decidi fazer uma “Mousse de Paté de atum Manná com bolachas de soja crocantes”. Vão precisar de:

Bolachas (cerca de 30 bolachas)
- 100g de farinha de soja;
- 200g de farinha de trigo (com fermento);
- 2 colheres de chá de levedura;
- 160ml de água morna;
- ½  colher de chá de bicarbonato de sódio;
- ½ colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de pimenta;
- ½ colher de chá de manjericão seco;
- ½ colher de chá de tomilho;
- ½ colher de chá de orégãos
Mousse de Paté de Atum Manná
- 2 colheres de chá de massa de alho;
- ½ cebola roxa (picada);
- 1 chalota (picada);
- 2 ramos de cebolo (picado);
- 2 colheres de chá de mostarda;
- 1 colher de chá de mel;
- 1 colher de chá de molho de soja;
- ½ colher de chá de molho inglês;
- 2 colheres de chá de vinho branco;
- 2 latas de 65g de paté de atum Manná (pode-se usar pastas picantes, caso queiram);
- 3 rabanetes (finamente cortados)

Começando pelas bolachas, num recipiente juntam-se as farinhas (de soja e de trigo), o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a pimenta, o manjericão seco, o tomilho seco, os orégãos secos, um fio de azeite e a água morna. Mistura-se tudo até formar uma espécie de bola, assim que começar a descolar-se dos lados do recipiente, retira-se e amassa-se numa superfície previamente enfarinhada até obtermos uma bola macia. Reserva-se tapada para que levede durante uma hora.

Posto isto, estende-se a massa uniformemente até ficar com a espessura de cerca de 0.5cm e leva-se ao forno, pré-aquecido a 200 graus por cerca de 35 a 45 minutos, até estarem tostadas e estaladiças.

Enquanto as bolachas estão no forno, num tacho com azeite salteia-se a massa de alho, a cebola, a chalota e os ramos de cebolo durante cerca de 5 minutos. Posto isto junta-se a mostarda, o mel, o molho de soja, o molho inglês e o vinho branco e deixa-se cozinhar em lume médio/alto por cerca de 10 minutos ou até a mistura atingir a cor de caramelo, mas sem queimar.

Entretanto cortam-se finamente os rabanetes para uma taça e, assim que estiver pronta, junta-se a mistura de cebola caramelizada e deixa-se ficar por cerca de 3 minutos, para que esta mistura amoleça os rabanetes, sem os cozinhar totalmente. Finaliza-se juntando o paté de atum Manná e envolvendo tudo.

Uma vez as bolachas frias servem-se colocando cerca de uma colher de chá em cada uma. Pode-se sempre decorar com algumas rodelas de rabanete, ou até comum pouco de maçã ou carambola.

Deliciosas, cremosas e estaladiças. Experimentem.

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


1 comentário: