segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Oliveira/Azeitona/Azeite


Hoje em dia podemos afirmar que o azeite é dos ingredientes que usamos praticamente todos os dias, saladas, sopas, massas, molhos, salteados, entre muitos outros, a lista é quase infindável.

No fundo, as oliveiras são árvores que têm acompanhado os seres humanos há já vários milhares de anos, de facto, foram das primeiras árvores a serem cultivadas na região mediterrânica oriental e na Ásia Menor, há mais de 5000 anos. Existem mais de 400 espécies de oliveiras, apesar de apenas uma delas, a Olea Europaea, produzir azeitonas.

Todas as azeitonas são verdes e vão ficando negras com o amadurecimento, tal como um fruto, sim, porque as azeitonas são um fruto. Para chegarmos ao azeite, mais precisamente a um litro, são necessários cinco a seis quilos de azeitonas. Depois de engarrafado, o azeite deve ser guardado numa garrafa de vidro escuro e num ambiente com pouca luz.  

Este versátil líquido pode servir como repelente contra insectos quando queimado numa lamparina, por exemplo. Os povos pré-mesopotâmicos untavam-se com azeite para se protegerem do frio, na Grécia antiga era usado pelas mulheres como protector solar, alisador de cabelo e aromatizante de pele e os romanos tinham o hábito de o utilizar como analgésico e cicatrizante.

De facto, se pensarmos na Grécia e Roma antiga, muitas das estátuas e monumentos “aparecem-nos” com uma espécie de coroa feita de ramos de oliveira. Para estes povos a oliveira era símbolo de glória e poder, dai a razão para os vencedores dos Jogos Olímpicos serem agraciados com uma.           

Até na lua existem oliveiras, … calma, não enlouqueci de vez, em 1969 quando “pisámos” pela primeira vez a superfície da lua o astronauta Neil Armstrong deixou lá um ramo de oliveira, como símbolo de paz. A minha previsão é que com os “ares” da lua aquele ramo já deu origem a uma grande oliveira cheia de azeitonas gigantes e sumarentas.

Já pensaram se isto fosse verdade?  

Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: