quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

La Pizza


Olá minha gente,

Quem não gosta de piza? Eu pelo menos sou totalmente maluco por piza, de facto, é uma das minhas comidas preferidas. Portanto, aposto que devem imaginar a minha cara de satisfação de cada vez que surge a hipótese de ir a uma pizaria.

Então agora imaginem a minha cara quando tive a oportunidade de ir a uma pizaria que está aberta há 36 anos e que, segundo dizem, foi a primeira pizaria no nosso país. Isso mesmo, acertaram, GRRRAAANDE SATISFAÇÃO.

Situada no número 13 da Travessa José Coelho em pleno centro de Faro, a pizaria “La Pizza” é uma casa rústica e acolhedora que já criou tradição na preparação não só de pizas, mas também de outros pratos tradicionais de terras italianas.

É mesmo pela ementa que vou começar, acompanhem-me per favore. Começando pela entrada, um “Pão de alho” estaladiço e cremoso. Como prato principal devo destacar duas pizas, a “Vulcano” uma calzone recheada de fiambre, cogumelos, queijo e tomate e a piza “Capricciosa” cheia de sabores assertivos, anchovas, alcaparras e alcachofras, ambas deliciosas, o que não me surpreende, já que as pizas são mesmo a especialidade desta casa.

Mas não só de pizas “vive” esta ementa, também de outros clássicos italianos, como as incontornáveis pastas (massas), das quais destaco um cremoso “Penne siciliano” com frango, cogumelos e natas. Para finalizar, o incontornável “Affogato”, uma bola de gelado de baunilha, literalmente, “afogada” em café expresso.

Para acompanhar esta bela refeição, e também para nos mantermos na temática, uma boa garrafa de vinho “Lambrusco”. Ah, com esta refeição é fácil fechar os olhos e imaginar-nos numa bela cidade de Itália. Só nos apetece dizer… “ma che pasto delizioso” e fazer aqueles movimentos com as mãos que todos os italianos fazem.

Assim, ficam os cinco Barriganas para a ementa.

O ambiente no interior é bastante acolhedor, com muitos pormenores que dão à casa um “ar” muito castiço e autêntico, é quase como se entrássemos numa daquelas velhas pizarias italianas de filme, onde tudo tem um ar mais romântico e onde nos esforçamos para “arranhar” o nosso “melhor italiano” para impressionar o nosso par.

Vale muito a pena tentarmos arranjar uma mesa no piso superior, onde o espaço é pouco, mas que nos possibilita admirar, através de uma abertura, com mais precisão a forma como o chef elabora as pizas.  

Para o ambiente ficam os quatro Barriganas.

O preço ronda em média os 12 e os 20 euros por pessoa, o que tendo em conta a qualidade da comida e o ambiente, é bastante simpático.

Em relação preço ficam os quatro Barriganas.

Recomendo esta casa, sem qualquer dúvida, uma pequena Itália em pleno centro de Faro.  

Arrivederci a tutti.

Fotos e Design por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: