sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Salada Tropical de rabanete, carambola, pêra e maçã


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas, desta vez uma leve e saborosa salada com um ingrediente muito especial, a Carambola.

A carambola é um fruto originário da Índia, proveniente da caramboleira, rica em cálcio, fósforo e ferro, mas não só, contém vitaminas A, C e do complexo B. É um fruto cheio de benefícios, fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater a febre e estimula o apetite, tudo isto devido à grande quantidade de ácido oxálico que contém na sua composição.

Mas atenção, para pessoas portadoras de insuficiência renal este ácido pode ser mortal, pois não é filtrada pelos rins destas pessoas, fincando assim retido no organismo e atinge o cérebro. Para além disto é um fruto muito baixo em calorias, por 100g de fruto consumimos cerca de 31 calorias.

Na Índia e na China, a carambola é muito consumida como sobremesa, mas não só o fruto maduro, também é consumido verde em saladas e até as suas flores são usadas nestes pratos. Em Portugal, ainda é um fruto um pouco desconhecido, difícil de encontrar e muitas vezes o seu preço também não é o mais acessível. No entanto, já há algumas zonas do país onde as conseguimos encontrar a um preço bastante simpático, basta procurar bem.

Hoje decidi fazer uma saborosa “Salada tropical de rabanetes, carambola, pêra e maçã”. Vão precisar de: (Para duas pessoas)
- 8 rabanetes (finamente fatiado em quartos);
- 1 pêra madura (em cubos);
- 1 maçã fuji madura (em cubos);
- 1 carambola (em fatias);
- 3 ramos de cebolo (picado);
- 3 colheres de sopa de cebola frita;
- Sumo de ½ limão;
- 2 colheres de chá de vinagre de cidra;
- 2 colheres de chá de mostarda;
- 1 colher de chá de mel;
- 1 colher de chá de molho inglês;
- Cerca de 3 colheres de sopa de azeite;
- Sal e pimenta a gosto;
Em primeiro lugar, numa saladeira juntamos os rabanetes, a pêra, a maçã, a carambola e o cebolo, juntamente com o sumo de limão (para evitar a oxidação da pêra e da maçã).

Posto isto, numa taça à parte junta-se o vinagre de cidra, a mostarda, o mel e o molho inglês, tempera-se com sal e pimenta a gosto e mistura-se bem. Assim que estiver tudo bem misturado junta-se o azeite a fio mexendo sempre com uma vara de arames, ou com um garfo, até se obter um vinagrete espesso.

Finaliza-se temperando a salada com o vinagrete e juntando a cebola frita.

Esta é uma excelente salada para acompanhar pratos de carne e pratos ricos, com alguma gordura.

Um excelente acompanhamento. Experimentem.

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Muito boa ... muito fresca ... linda combinação de cores. Beijinhos

    ResponderEliminar