terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Lasanha da Patrícia


Olá a todos,

Hoje o Barrigana regressa com mais um dos “Desafios dos Chef’s da minha família”, desta vez é o primeiro desafio insular do Barrigana.

Desta vez trago-vos a famosa receita de “Lasanha” da minha irmã Patrícia, a alentejana mais enérgica dos Açores. É uma exímia chef, os seus pratos “especiais” são os “Cannelonis”, a “Lasanha” e a “Mousse de Ananás”, entre muitas outras especialidades.

Infelizmente para mim, nunca mais pude deliciar-me com estas delícias iguarias com a regularidade de antigamente, pois a minha irmã é agora uma ilustre cidadã da bela ilha Terceira e foi cozinhar e tratar de doentes para outras bandas. Eis uma das razões que me levou a fazer este “Desafios dos Chef’s da minha família”, no fundo é um excelente pretexto para me enfardar com as especialidades de várias pessoas da minha família sempre que me apeteça (e sem ter de chatear ninguém).

Assim hoje trago-vos a “Lasanha” da Patrícia. Vão precisar de:

(para 10 a 12 pessoas)
- 500g de carne de porco picada;
- 500g de carne de vaca picada;
- 200g de aparas de fiambre, queijo e chourição (moídas);
- 2 cebolas picadas (grandes);
- 8 dentes de alho picados;
- Orégãos q.b.;
- 4 a 6 tomates picados (com casca e sementes);
- ½ pimento picado;
- 500g de polpa de tomate;
 - Sal e pimenta q.b.
- 500ml de bechamel (ou molho branco);
- 200g queijo flamengo ralado;
- 200g queijo mozzarela;
- 25 a 30 folhas de lasanha;
- 2 cubinhos de manteiga

Em primeiro lugar, num tacho refoga-se as cebolas e os alhos até estarem translúcidos, nesta fase tempera-se com orégãos. Juntam-se os tomates, a polpa, o pimento e mais orégãos, deixando cozinhar bem, durante cerca de 10 minutos. Finaliza-se passando tudo com a ajuda da varinha mágica.

No mesmo tacho juntamos a carne e as aparas de fiambre, queijo e chourição à mistura previamente cozinhada e deixa-se cozinhar tudo, tentando evitar que a mistura fique com muito líquido (para que a lasanha, quando servida, mantenha minimamente a forma). Termina-se temperando com sal e pimenta a gosto.

Depois é só montar a lasanha. Num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga colocam-se as folhas de massa no fundo (de maneira a cobrir o fundo), de seguida dispõe-se a carne, o queijo, mais uma camada de folhas de massa, o molho de tomate, o bechamel, mais queijo e finaliza-se com orégãos. Continua-se dispondo os ingredientes desta forma até ao topo, finaliza-se levando ao forno a cerca de 200 graus durante 45 minutos, a uma hora, ou até ficar dourado por cima.

Uma delícia italo-alentejano-açoriana. Experimentem. 

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário