terça-feira, 17 de setembro de 2013

Annabel Langbein – Assado de Cebola roxa


Olá a todos,

Hoje, em mais uns “Desafios do Chef”, vou fazer uma saborosa receita de Annabel Langbein.

Annabel é uma célebre cozinheira amadora, escritora e apresentadora de programas de culinária da Nova Zelândia. Defensora acérrima do uso de produtos orgânicos, sazonais produzidos de uma forma sustentável, iniciou-se na cozinha por influência da sua mãe, mas nunca estudou para ser chef, apesar de ter feito alguns cursos de cozinha no Culinary Institute of America.

Antes disso formou-se em Horticultura (na Nova Zelândia), por influência do seu pai, que lhe passou o seu gosto por cultivar a sua própria horta. Hoje em dia, ela continua a cultivar os seus próprios vegetais, frutas e ervas aromáticas, que usa nos seus pratos.
Trabalha como jornalista/escritora de culinária desde 1984. Desde aí escreveu em várias revistas do género e já publicou 16 livros, que foram traduzidos em várias línguas. Para além disto fundou a sua própria produtora de televisão, através da qual se lançou no mundo dos programas televisivos sobre culinária.
A receita que vos trago hoje é precisamente de um desses programas, “The Free Range Cook”, que por cá passa no 24 kitchen. Assim, para hoje temos, “Assado de cebola roxa”. Os ingredientes são:

(Para 3 pessoas)
- 3 cebolas roxas (médio/grande);
- 2 colheres de chá de mel;
- 1 ½ colheres de sopa de vinagre balsâmico;
- 2 folhas de louro;
- 2 a 3 raminhos de tomilho;
- 3 cubinhos de manteiga;
- Azeite, sal e pimenta
Num tabuleiro para ir ao forno, previamente coberto por papel de alumínio e com um fio de azeite no fundo, dispõem-se as cebolas roxas descascadas, às quais cortamos as extremidades.
Depois regam-se com um fio de azeite, o vinagre balsâmico e o mel. Tempera-se com sal, pimenta, as folhas de louro e os raminhos de tomilho.
Antes de ir ao forno por 30 minutos, tapa-se com outra folha de papel de alumínio. No fim deste tempo, retira-se do forno e regam-se as cebolas com o molho que se forma no fundo do tabuleiro. Finaliza-se dispondo os cubinhos de manteiga no topo das cebolas e levando ao forno por mais 45 minutos, desta vez destapadas e a baixa temperatura.
Este prato é excelente para ser servido como acompanhamento de pratos de carne assada.

Experimentem, é muito saboroso.

Fotos por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept




1 comentário: