sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Feijão à Cowboy


Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas. Esta é daquelas receitas que começam a saber-nos melhor à medida que o tempo vai arrefecendo, contudo, também nos satisfazem como acompanhamento de uma boa churrascada de carne no quintal, enquanto ainda está calor.

Assim, hoje trago-vos uns “Feijões à Cowboy”. Para fazer esta receita fui buscar inspiração ao prato inglês de “baked beans”, os tão famosos feijões comidos ao pequeno-almoço, em terras de sua Majestade. 

Lembro-me, na primeira vez que estive em Londres, de tê-los comido muitas vezes e de me ter sentido bastante dividido…”hummm, sabem muito bem, mas….são 9 da manhã e ‘tou a comer feijões.” De qualquer das formas, nesta receita tentei pegar nestes feijões e abrilhantá-los um pouco. Vão precisar de:

- Baked Beans (1 lata 415g com molho);
- ¼ de cebola (picada);
- 3 dentes de alho (picado);
- 1 pedaço de gengibre (com cerca de 2 cm picado finamente);
- 1 tomate (grande);
- Concentrado de tomate (em pasta 1 colher de sopa);
- 1 colher de chá de mostarda;
- ¼ de pimentos verde (picado);
- Cerca de 4 colheres de sopa de Ketchup;
- 2 folhas de louro;
- Cerca de 15 a 20cl de Café forte;
- Tabasco (a gosto);
-1 colher de chá de Cominhos;
- ½ colher de chá de paprika;
- 1 colher de sopa de Molho de soja;

Esta  receita é daquelas que é óptima pois basta cozinhar todos os ingredientes num só tacho e assim não perdemos tempo a lavar loiça. É o que os ingleses chamam de “one pot wonder” (“uma maravilha num só tacho”).

Para começar num tacho com azeite salteia-se a cebola, os alhos e o gengibre até ficarem translúcidos, depois juntamos o tomate cortado em pedaços, o concentrado de tomate e a mostarda. Deixa-se cozinhar por alguns minutos.

Nesta fase junta-se o pimento verde (para dar algum contraste ao sabor do tomate), deixando cozinhar um pouco. Posto isto, juntam-se os feijões com o liquido, seguido do ketchup e das folhas de louro. Deixa-se cozinha por cinco minutos com o tacho tapado.

Agora juntamos o café - eu sei que parece estranho, mas o café ajuda a dar mais corpo a todo o prato. 
“Apanhei” esta dica de uma receita do Jamie Oliver e, como aliás já era de se esperar, resulta na perfeição. Voltamos a deixar cozinhar, desta vez com o tacho destapado, para que o caldo reduza um pouco. Depois entram as especiarias, o tabasco, os cominhos, a paprika e o molho de soja. Atenção! Antes de terminar há que provar para corrigir os temperos e caso necessário junta-se sal e pimenta (desta vez não juntamos soja para que não sobressaia muito, apenas poderemos precisar de mais sal).      

Este é um prato que é muito bom por si só, acompanhado apenas com arroz branco, ou também como acompanhamento de carne grelhada na brasa.

Vão ver que no fim até vos vai apetecer soltar um…”Hiiii-haaawww!!!!”

Fotos por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


Sem comentários:

Enviar um comentário