terça-feira, 29 de outubro de 2013

Nigel Slater – Curgetes com Pesto


Olá minha gente,

Hoje, em mais um dos “Desafios do Chef”, o Barrigana vai fazer uma receita de um dos escritores de culinária, mais reconhecidos do Reino Unido.

Nascido em 1958 em Inglaterra, Nigel Slater, desde cedo se interessou pela cozinha, tendo afirmado que, em tenra idade, usava a comida para competir com a sua madrasta pela atenção do seu pai.

O gosto pela cozinha continuou pela sua juventude, tendo sido um dos poucos alunos rapazes a optar por ter aulas de culinária na sua escola secundária. Mais tarde, formou-se na área do Catering na Worchester Technical College, em 1976, e desde logo começou a trabalhar em vários restaurantes e hotéis um pouco por todo o Reino Unido.

Alguns anos mais tarde, começou a escrever artigos sobre culinária para várias publicações como a Marie Claire. Depois disto, Nigel apresentou vários programas de televisão e editou vários livros, tendo ficado conhecido pelas suas receitas simples, deliciosas, reconfortantes e por ser um grande aficionado das hortas caseiras e do uso de produtos sazonais e biológicos.

Assim, hoje o Barrigana traz-vos “Curgetes com Pesto”, uma receita simples e deliciosa que pode servir de acompanhamento ou de recheio de um prato de massa, num destes dias que começam a ser mais frios.

Vão precisar de:
(Para 3 pessoas como acompanhamento)
- 2 a 3 curgetes (pequenas/médias);
- Pesto (1 frasco);
- Parmesão (ralado);
- 2 dentes de alho (fatiado);
- ¼ de cebola (picada);
- pinhões q.b.

Em primeiro lugar, com a ajuda de um descascador (e depois de lavar bem as curgetes) cortamos fatias longitudinais das curgetes (com casca), apenas até chegarmos à sementes. Calma não deitem fora os pedaços com sementes, ainda têm “carne”, basta colocarem num saco ou recipiente e congelarem para mais tarde fazerem uma sopa, por exemplo.

Nesta fase, numa frigideira ou tacho com um pouco de azeite salteiam-se os alhos e a cebola, a isto juntam-se as curgetes e tempera-se com sal e pimenta. Antes de apagar junta-se o frasco de pesto e um pouco de parmesão ralado a gosto.

Termina-se servindo e polvilhando alguns pinhões previamente tostados no forno, ou numa frigideira.

Um excelente prato, fácil, barato e delicioso.

Fotos por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept




1 comentário: