quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Feira Nova de Outubro



Olá a todos,

Hoje venho falar-vos de um evento que sempre me trouxe muitas e boas memórias. Logo, merece, sem dúvida nenhuma, constar nestas “Memórias d’um Barrigana”.

Estou a falar-vos mais especificamente da Feira Nova de Outubro, que se realiza todos os anos nos primeiros dias deste mês. Esta feira teve origem no século XIV e é uma das mais antigas tradições desta terra que serviu de modelo para a criação de feiras deste género que prosperaram pelo litoral alentejano. Não há certezas de onde se realizaria esta feira, mas provavelmente realizar-se-ia num dos muitos largos da vila, até se ter mudado, em 1908, de “malas e bagagens” para o local onde ainda hoje se realiza, o largo perto da Praça de Touros (João Branco Núncio), mais conhecido entre nós, alcacerenses, pelo “Largo da Feira”.

Famosa por ter os primeiros frutos secos da época, como as nozes, amêndoas e pinhões, assim como pelas enumeras variedade de figos secos, é também abundante num sem número de paparoca da melhor qualidade. Quem não gosta de churros, farturas, cachorros, pão com chouriço, queijos, presuntos, enchidos, azeitonas, fruta, gomas…, entre muitas outras coisas boas.

Quem visita esta feira pode ainda encontrar exposições de produtos e stands institucionais, feira franca com bancas de vestuário, calçado, decoração, quinquilharias, brinquedos, mobiliário, para os miúdos (e alguns graúdos) diversos carrosséis e divertimentos para elevar o espírito.   

Podem contar ainda com animação musical, que este ano conta com nomes como Mónica Sintra e Richie Campbell, bem como tasquinhas, onde não faltam os petiscos regionais da zona.

Como podem imaginar, durante anos e anos, esta feira proporcionou-me um infindável número de memórias, não só gastronómicas.

Se vocês também querem ter óptimas memórias destas, passem pela Feira Nova de Outubro nos próximos dias 4, 5 e 6 de Outubro, em Alcácer do Sal.  

Design por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept 

Sem comentários:

Enviar um comentário