sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Massa fresca


Olá a todos,

Hoje o Barrigana tem para vós, “Massa fresca”…. neste momento muitos de vocês devem estar a pensar, “…pronto, foi agora que lhe saltou a mola!”, sim meus amigos massa fresca.

É uma daquelas coisas que eu próprio temia tentar fazer, mas um dia deixei-me de “mariquices”, li umas coisas e deitei mãos à obra. Para além disso, ajudou também (e muito) o facto de me ter chegado às mãos muito recentemente uma máquina de massas (e a quem ma ofereceu o meu muito obrigado).

Como todos sabemos a massa é um dos produtos ex-líbris de Itália (la pasta, como dizem por lá). Ora a massa fresca é feita um pouco em todo o país, mas pode-se afirmar que é mais comum no Norte e está geralmente associada (apesar de não se poder generalizar) a molhos amanteigados e cremosos (com natas, ou queijos macios, por exemplo), a molhos com carne e guisados, a massas recheadas (como os raviolis) e também a massas cozidas como lasanhas.

O segredo de uma boa massa está na farinha que usamos. Em traços gerais, quanto mais fina for a farinha melhor, tentem arranjar farinha tipo 00 (uma farinha muito fina) que é usada para bolos e outros propósitos. Neste caso, eu usei farinha tipo 55 e um pouco de farinha de milho e resultou muito bem.

Desta vez fiz massa para uma lasanha, da qual, um dia destes também vos trarei a receita. Assim vão precisar de:

(para cerca de 25 folhas – quadradas – de lasanha)
- Cerca de 250g de farinha;
- 2 ovos (tamanho médio/grande);
- ½ colher de chá de sal;
- Algumas gotas de azeite;

Em primeiro lugar, coloca-se a farinha numa bancada, tábua, ou superfície para o efeito, fazendo uma espécie de pequeno “montinho”. Depois fazendo uma cova junta-se o sal, um fio (pequeno) de azeite e os ovos, de maneira a que fiquem contidos pela farinha.

Posto isto, com a ajuda de um garfo incorpora-se a farinha com os ovos, aos poucos. Assim que se tiver formado uma mistura ligeiramente mais espessa, há que “pôr as mãos na massa” (literalmente), misturando e amassando até se formar uma “bola” macia. Polvilha-se com um pouco de farinha de milho, cobre-se com película anti-aderente e leva-se ao frigorífico por cerca de 30 minutos.

É importante estender a massa enquanto esta estiver fria para que não se rasgue facilmente. Nesta fase, retira-se a massa do frigorífico e divide-se em várias partes, espalma-se um pouco e, com a máquina na maior espessura (provavelmente será o número 1) passa-se a massa uma vez, dobram-se as pontas para o centro e passa-se novamente.

Repete-se o mesmo processo, desta vez sem dobrar a massa, até a massa obter a espessura pretendida. Atenção, convém ir-se enfarinhando a massa de vez em quando (cada vez que alterarem o número da espessura, por exemplo), para que a massa não rasgue, convém também enfarinhar a máquina um pouco, para ajudar.

No caso desta massa, uma vez que é para uma lasanha, não precisa de ser muito fina, logo que se note a forma da mão através da massa, estará boa, independentemente do número/espessura de cada máquina (eu fui até ao número cinco). Para finalizar corta-se com a forma e tamanho pretendido.

A melhor maneira de conservar a massa a cozer é estendida num tabuleiro enfarinhado e tapada com um pano, no frigorífico.

Deixo-vos um conselho. Aproveitem e façam massa a mais e congelem-na, depois basta retirar directamente do congelador para a panela, sem descongelar.

Experimentem, faz uma grande diferença no sabor das massas e depois de se lhe apanhar o jeito torna-se 
muito fácil.


Fotos por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept 

1 comentário:

  1. Finalmente experimentaste a máquina ... parece que correu bem. Ótimas fotos ... bons pormenores, beijinhos.

    ResponderEliminar