quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Casa de Pasto O Bioco


Olá a todos,

Hoje tenho uma pergunta para vocês. Sabem o que é um Bioco? Bom, eu não sabia (mas já sei), um Bioco é uma peça de vestuário feminino, tradicional de Olhão, que consistia numa capote/capa com uma espécie de capuz que se enrolava à volta da cabeça (http://www.olhao.web.pt/usos.htm).

E o que é que isto tem a ver para o caso? “O Bioco” é também uma Casa de Pasto situada no número 1 da Travessa dos Mercadores, em Olhão.

Decorada para “fazer lembrar” uma antiga tasca, talvez do tempo em que as mulheres olhanenses ainda usavam o bioco, esta casa é bastante acolhedora, de portadas bem abertas para a rua e para quem lá passa. Tudo nos faz lembrar uma velha tasquinha, os bancos e mesas de madeira, a velha lareira provavelmente utilizada para assados, a velha guitarra a um canto, da qual ainda saem alguns acordes de quando em vez e até a indumentária de alguns colaboradores, que nos atendem com grande simpatia. Para complementar o ambiente, a refeição é sempre acompanhada por música, na sua totalidade portuguesa, de vários géneros, do fado ao rock, cabe tudo lá dentro.

Para o ambiente ficam os quatro Barriganas.

Em relação à ementa, “O Bioco” conta com vários petiscos já tradicionais hoje em dia. Ainda assim, devo esclarecer que estes petiscos não são em nada semelhante aos “já tradicionais”, a diferença está toda no sabor e no modo de preparação. Assim, devo destacar uns muito saborosos “cogumelos salteados”, que nos chegam submersos num saboroso molho de soja e sementes de sésamo, continuando, destaco também as “batatas bravas” com molho picante que nos fazem despertar a atenção e o palato para as restantes iguarias. Recomendo ainda as “tiras de choco” fritas, bem estaladiças por fora e macias por dentro (como mandam as regras), os “ovos mexidos com farinheira”, com um perfeito equilíbrio entre os ovos cremosos e o fumo e a riqueza da farinheira. Para finalizar, sugiro uma “morcela assada” rica e carnuda para terminar uma excelente refeição acompanhada pelo vinho da casa, também ele bom.

Assim, para a ementa ficam os cinco Barriganas.

O preço ronda os 5 e os 10€ em média, por pessoa, o que é muitíssimo simpático, tendo em conta a qualidade dos petiscos que nos são apresentados. Resumidamente, é um excelente exemplo de “bom e barato”, definitivamente muito indicado para os tempos que correm.

Relativamente ao preço ficam os cinco Barriganas.

Um autêntico achado, excelente comida, bom ambiente, tudo isto a um preço acessível. O Barrigana recomenda vivamente a visita ao “Bioco”.

Para finalizar só tenho uma coisa a dizer “Mais amor (e mais Bioco) por favor”.      


Fotos e Design por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Recomendo ... um sítio a visitar! Temos que lá voltar! Linda

    ResponderEliminar