sexta-feira, 14 de junho de 2013

Piza de Alcatra



Boas minha gente,

Hoje, no seguimento das minhas aventuras açorianas resolvi trazer-vos uma receita inspirada em toda essa viagem.

Como vos disse ontem, esta viagem foi rica em novas e saborosas experiências gastronómicas, mas devo confessar-vos que a que mais me tocou no fundo da minha Barrigana foi a “alcatra de carne”. Meus amigos, que prato vindo dos céus, molhinho muito saboroso e condimentado, carne que praticamente se desfaz só de olhar… aaaahhh, para mim já marchava uma alcatrazita.

Se tivesse tido oportunidade tinha trazido um bocadinho dentro da mala, ou até no bolso se fosse preciso. Não sendo isso possível, resolvi dar a volta ao prato e fazer uma “Piza de Alcatra”, para homenagear o prato e recordar esta inesquecível viagem.

Os ingredientes são:
- Massa de piza;
- 4 Inhames;
- Pesto;
- Carne de Alcatra (com o molho);
- Rodelas de alguns enchidos;
- Queijo mozzarela ralado;
- Queijo flamengo ralado;
- Rodelas de ½ cebola;

Atenção! A receita que se segue não é aconselhável a pessoas com estômagos sensíveis ou facilmente impressionáveis.

Devo confessar-vos que não fui eu que fiz a massa para a piza, isto porque nos Açores existem super-mercados onde se pode comprar massa para piza já amassada e levedada. Muito mais fácil e prático.
Depois desta introdução passemos à confecção. Em primeiro lugar cozem-se os inhames (com casca) num tacho com água e bastante sal. Uma vez cozidos, descascam-se e esmagam-se até atingirem consistência de puré. Nesta fase temperam-se com sal, pimenta, azeite e junta-se um pouco do molho da alcatra a gosto e mistura-se bem.

Posto isto numa frigideira aquece-se a carne da alcatra juntamente com o molho e deixa-se cozinhar lentamente até o molho ficar reduzido. Numa frigideira á parte cozinham-se (sem gordura) as rodelas de enchidos.

Nesta fase estende-se a massa e leva-se ao forno pré-aquecido (a cerca de 150 graus) por cerca de 3 minutos. Assim a massa fica levemente cozinhada e não fica mole quando acrescentamos os ingredientes.
Para montar a piza primeiro espalha-se o pesto, depois junta-se o puré de inhames, a carne, a cebola e por fim os queijos. Vai ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, ou até estar dourada.


E assim fica aqui a minha humilde homenagem aos Açores, mais particularmente à ilha Terceira, à sua gastronomia e às suas gentes.

2 comentários: