sábado, 22 de junho de 2013

Creme frio de abacate, pepino e maçã




Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas. Desta vez, e como vos tinha falado no início da semana, trago uma receita com abacates. Abacates esses que foram amadurecidos usando uma das técnicas de que vos tinha falado, mais precisamente aquela em que se deixa os abacates num saco de papel juntamente com outras frutas maduras. Neste caso deixei-os por cerca de três dias num saco com uma banana e uma maçã madura. “Et voilá!” três dias depois temos abacates maduros, prontinhos para consumir.

Assim, hoje o Barrigana traz-vos um “Creme frio de abacate, pepino e maçã”. Uma refeição bastante saudável e refrescante para o primeiro dia do Verão de 2013.

Vão precisar de:
- 2 abacates maduros;
- 1 pepino;
- 1 maçã gala;
- 1 pedaço de gengibre (pequeno);
- 1 colher de sopa de sumo de lima;
- 1 colher de chá de sumo de limão;
- ½ molho de coentros;
- ½ dente de alho;
- Azeite;
- Sal e pimenta (a gosto);

Para começar descascam-se os abacates, o pepino (sem caroços), metade da maçã, o gengibre e cortam-se em pedaços (pequenos). Passa-se tudo num liquidificador, ou com a ajuda de uma varinha mágica, até ficar com a consistência de um creme espesso.

Corta-se a restante maçã em cubos e reserva-se no congelador para que fiquem ligeiramente congelados (nunca totalmente, apenas 5 a 10 minutos).

Nesta fase junta-se o sumo de lima e limão, os coentros, o alho, tempera-se com sal e pimenta e passa-se tudo mais uma vez. Junta-se água consoante a consistência que se pretenda.
Finaliza-se juntando os cubos de maçã e um a dois cubos de gelo antes de servir.

Fresco e saboroso este é um daqueles pratos perfeitos para o Verão. Experimentem!

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário: