quinta-feira, 20 de junho de 2013

Gelados "Fá"


Olá a todos,

Hoje, apesar das mais recentes previsões de que este irá ser o pior verão desde há 200 anos, esteve um belo dia de sol e que praticamente já é de verão. A certa altura dei por mim cheio de calor e a desejar um daqueles geladinhos que são quase totalmente feitos de gelo (granizados) e corantes, mas que nestas alturas, quando era gaiato, me ajudavam a combater o calor.

Tive conhecimento, recentemente, de que há algumas décadas atrás existiam uns gelados/granizados deste tipo chamados “Fá” e que até tinham um anúncio de televisão que dizia qualquer coisa deste género: “Se queres ser dos nossos, tens de ter um Fá. Fá é fabuloso. É o melhor que há.” Infelizmente para mim (e para a minha Barrigana) nunca pude desfrutar de um gelado/granizado “Fá”, ou pelo menos os da própria marca.

Há anos atrás, quando frequentava o ensino básico, houve mais uma daquelas epidemias que se espalham pelas escolas de todo o país (do género das pipas) e que levava toda a gente na escola a comer “Fás”, às vezes até com o maior frio de rachar, lá aparecia um maluco qualquer a bater o dente com frio, mas sempre com um daqueles gelados.

O facto engraçado é que aqueles gelados/granizados aos quais, na altura, apelidávamos de “Fás”, não eram realmente da marca “Fá”, mas sim de outras marcas semelhantes. Até provavelmente, na altura, a marca já nem existia mas, mesmo assim, nós teimávamos (sabe-se lá por que carga de água) a apelidá-los de “Fás”.

Naquela altura fazíamos autênticas romarias, nos intervalos ou furos das aulas, a uma pastelaria perto da escola para comprar daqueles preciosos e refrescantes pedaços de gelos com sabor artificial. Lembro-me que os mais cobiçados eram sempre os de coca-cola, limão e morango. Alguns anos mais tarde lembro-me que ainda apareceram alguns sabores mais exóticos como piña colada (era o azul).


Belos tempos, hoje em dia acho que não seria capaz de comer tantos gelados daqueles. Acho que chegaria ao fim do primeiro e teria que ir de urgência para o hospital mais próximo com uma intoxicação por ingestão de demasiados corantes e açúcares, mas naquela altura nós éramos autênticos destemidos que expunham o corpo a quantidades inumanas de açúcar, corantes e sal através destes pequenos petiscos.   

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

3 comentários:

  1. Os FÁS eram fabricados em Elvas.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, fabricado por:
    SIELVAS-SOCIEDADE DE REPRESENTACOES,IMPORTACOES E EXPORTACOES LDA
    AVENIDA DE BADAJOZ-APARTADO, 3
    7350-000 ELVAS

    ResponderEliminar
  3. Ja comi varios nos tempos de escola melhor gelado de sempre

    ResponderEliminar