sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pão d’Alho


Olá minha gente,

Hoje, na continuação das receitas dedicadas aos Óscares 2014, o Barrigana traz-vos um clássico italiano apreciado por muitos de nós. Afinal de contas quem não gosta de “Pão d’Alho”? E ainda por cima, quem não gosta de “Pão d’Alho” acompanhado de um excelente filme? Para mim é uma dupla digna de um Óscar.

Estes pãezinhos cheios de alho e queijo são uma óptima opção para consolar-nos e entreter-nos quando vemos um filme sozinhos, ou para partilhar com uma pessoa no escurinho do “home cinema” de qualquer lar. Vão precisar de:

(Para cerca de 6 pãezinhos)
- Massa para piza (ver receita de dia 12/02/2014);
- 2 bolas de queijo mozarela;
- Queijo emental ou parmesão ralado q.b.;
- Massa de alho q.b.;
- Pimenta preta q.b.;
- Oregãos q.b.;
- Azeite

Em primeiro lugar, estende-se a massa até atingir a espessura desejada (neste caso eu deixei-a com cerca de 0,5 cm) e corta-se em seis tiras de tamanho igual (nesta caso cerca de 10cm de largura).

Depois deita-se um fio de azeite em cada tira, junta-se a massa de alho e espalha-se tudo muito bem. Nesta fase adicionamos o queijo emental ralado e alguns pedaços de mozarela, tempera-se tudo com 
pimenta e orégãos a gosto.

Posto isto, enrola-se cada tira sobre si própria e tentamos dar a forma de um pequeno pão, afunilando-os em cada extremidade, para que o queijo não saia demasiado. Finaliza-se pincelando o topo de cada pão com um pouco mais de massa de alho e azeite.

Leva-se ao forno entre 180 e 200 graus por 20 a 30 minutos, ou até os pães estarem dourados e estaladiços.

Podem sempre fazer as quantidades e tamanhos que quiserem e caso não tenham muito tempo podem sempre congelá-los. Depois é só levá-los ao forno, não é a mesma coisa, mas marcha na mesma.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: