sábado, 22 de fevereiro de 2014

Migada de batata, alho-francês e coentros


Olá minha gente,

Hoje, em mais uma das suas receitas, o Barrigana traz-vos um acompanhamento versátil, daqueles que se podem adaptar a qualquer refeição, seja ela carne ou peixe.

Para além disso é também muito fácil de se preparar, quatro ingredientes “principais”, uma pitada disto, um bocadinho daquilo e já está pronto. Ninguém se chateia muito e todos ficam felizes e deliciados.

Assim hoje trago-vos uma “Migada de batata, alho-francês e coentros”. Vão precisar de:

(Para 3 pessoas)
- 4 batatas;
- 1 alho-francês (fatiado finamente);
- ½ cebola roxa em quartos;
- 2 colheres de chá de massa de alho;
- sal e pimenta;
- ¼ colher de chá de coentros em pó;
- 1 colher de sopa de vinho branco;
- Leite q.b.
- 1 quadrado (pequeno) de manteiga;
- Coentros (picados) q.b.
-Sumo de ½ limão.

Num tacho cozem-se as batatas com pele até estarem macias. Posto isto, noutro tacho salteia-se a cebola roxa, a massa de alho e o alho-francês por cerca de cinco minutos. Tempera-se com sal e pimenta a gosto e refresca-se com o vinho branco.

Depois juntam-se as batatas cortadas em pedaços pequenos (com casca) e deixam-se saltear por mais três minutos. Nesta fase mexe-se vigorosamente o preparado, para que as batatas se vão partindo, sem que se desfaçam demasiado (queremos alguma textura).

De seguida junta-se a quantidade de leite desejada (consoante queiramos mais grosso ou fino), os coentros em pó, a manteiga e o sumo de limão. Finaliza-se rectificando os temperos e juntando os coentros picados a gosto.

Quem não gostar de comer a casca da batata pode sempre retirá-la, neste caso deixo-a porque é rica em vitaminas, minerais, fibras e para além disso dá mais textura ao prato.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Muito bom! também já provei ...e a foto faz jus ao 'sabor', como já disse uma vez 'sou uma sortuda'! Beijinhos Lindas

    ResponderEliminar