sexta-feira, 30 de maio de 2014

Gelado de Banana e chocolate em taças de crepe de Nêspera


Olá a todos,

Estamos perto do dia da criança, um dia dedicado especialmente à pequenada e em que também os adultos podem relembrar um pouco o que é ser criança. Sim, porque no fundo todos, uns mais do que outros, temos uma criança dentro de nós.

Por isso mesmo, hoje o Barrigana resolveu fazer um prato especial para este dia. Ora pensando bem, qual o prato adorado por todas as crianças? Gelado, sem quaisquer dúvidas. Depois decidi usar dois ingredientes também muito adorados e consumidos por qualquer criança, banana e chocolate. De facto, a banana é das primeiras frutas que qualquer bebé pode comer e é uma fruta que normalmente continua a acompanhar-nos por toda infância/vida. Por sua vez, o chocolate é uma autêntica perdição para qualquer criança.

Outro dos ingredientes que irei usar é um fruto que está muito em época e que faz parte de muitas das minhas memórias de infância: nêsperas. Quando era miúdo comia-as em grande quantidade, tantas, que muitas vezes me provocavam alguns desarranjos intestinais. Por elas subia às árvores dos vizinhos, qual macaco, para as “pedir emprestadas”, enfim, trazem-se sempre boas memórias e hoje em dia ainda as adoro.

Assim, hoje trago-vos um guloso “Gelado de Banana e Chocolate em taças de crepe de Nêspera”. Vão precisar de:  

Taças de Crepe de Nêspera
- 8 nêsperas;
- 2 colheres de sopa de farinha;
- 2 gemas;
- 2 claras;
- 3 colher de sopa de açúcar amarelo;
- Algumas gotas de limão;
- 1 colher de chá de fermento;
Gelado de Banana e Chocolate
- 4 bananas;
- 1 embalagem de iogurte grego natural (100g);
- 8 quadrados de Chocolate negro ou culinário;

Em primeiro lugar num recipiente colocam-se as nêsperas cortadas em pedaços, sem pele e sem caroços, e com a ajuda de uma varinha mágica reduz-se tudo a puré/sumo, ao qual juntamos algumas gotas de limão.

Posto isto, noutro recipiente junta-se as duas gemas com o açúcar amarelo e bate-se tudo até ficar um creme esbranquiçado, depois junta-se o puré de nêspera, as claras batidas em castelo e envolve-se.

Junta-se a farinha e o fermento, previamente peneirados e mistura-se até ficar tudo homogéneo. Caso a mistura esteja um pouco grossa junta-se um pouco de água. Nesta fase, numa frigideira untada com um pouco de óleo cozinham-se os crepes, dando-lhes uma forma circular e deixando-os bem finos.

Após todos os crepes cozinhados colocam-se dentro de taças e levam-se ao forno pré-aquecido a 150 graus, por cerca de 10 a 15 minutos, tendo atenção para que não queimem. Desta forma, os crepes vão secar e assumir a forma das taças.

Depois para o gelado, cortam-se as bananas em rodelas e colocam-se num recipiente no congelador por pelo menos 2 horas. Passado este tempo colocam-se num robot de cozinha (ou com a ajuda de uma varinha mágica) juntamente com o iogurte e o chocolate e passa-se tudo até obtermos uma consistência semelhante à de um gelado. Depois volta-se a colocar a mistura no congelador por cerca de 10 minutos, para que a textura estabilize um pouco e finaliza-se servindo nas taças (que entretanto já arrefeceram).

Esta é uma verdadeira delícia para miúdos e graúdos. Assim todos vão ficar bem contentinhos.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Lindo apecto ... Ai que lindo! ... foi a minha exclamação assim que vi a foto, deve ser ótimo ... quero provar! Parabéns pela inovação, sempre a surpreender. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar