domingo, 18 de maio de 2014

Pataniscas de Lulas de Caldeirada Manná com Puré de feijão branco


Olá minha gente,

Pataniscas. Meus amigos, as Pataniscas são um dos mais tradicionais pratos da nossa gastronomia, é muito apreciado por todo nós e é até um símbolo nacional. 

Segundo alguns historiadores, a origem das pataniscas (assim como dos pastéis) remontam ao século XIX, na cidade de Lisboa e ao contrário do que possamos pensar, não surgiu de mãos portuguesas.

Mas para chegarmos verdadeiramente à origem das pataniscas temos que recuar cerca de 400 anos atrás, até ao século XV e aos imigrantes vindos da Galiza que se foram instalando na cidade. Uma vez instalados começaram a trabalhar na indústria naval, nas obras de construção do Aqueduto das Águas Livres, abriram carvoarias e também muitas tascas.

Foi precisamente nestas tascas onde surgiram as “pastaniscas de bacalhau” (e também os pastéis de bacalhau), que eram feitas a partir das aparas de bacalhau que sobravam, eram guardadas e depois reaproveitadas para confeccioná-las.

Mas não só de bacalhau se podem fazer as pataniscas, por isso mesmo hoje trago-vos umas feitas a partir de outro prato bem tradicional, as “Lulas de Caldeirada”. Assim trago-vos umas saborosas “Pataniscas de Lulas de Caldeirada Manná com Puré de feijão branco”. Vão precisar de:

(Para 4 a 6 pataniscas)
- 1 lata de Lulas de Caldeirada Manná;
- ¼ de cebola roxa (fatiada em meia-lua);
-3 colheres de sopa de farinha;
- 1 ovo;
- Raspas de limão e laranja q.b.;
- Sumo de limão q.b.;
- 1 colher de chá de gengibre ralado;
- 1 colher de chá de pimentão-doce;
- coentros q.b.
Puré de Feijão branco
- 420g de feijão branco (1 lata);
- 2 chalotas (picadas);
- 2 dentes de alho (picados);
- ¼ de cebola roxa (picada);
- 4 tomates cherry;
- 1 cenoura (pequena, cortada em cubos);
- 4 pedaços de tomate seco (reidratados em água quente – reservar a água);
- 2 colheres de chá de vinagre de framboesa;
- 2 fatias de chourição;
- 1 folha de louro;
- Pimentão-doce q.b.;
- Sumo de limão e laranja q.b.;
- Coentros q.b.;
- Vinagre balsâmico q.b.

Em primeiro lugar retiram-se as lulas da lata, partem-se em pedaços e colocam-se num recipiente juntamente com a cebola, a farinha, o ovo, a raspa e sumo de limão e laranja, o gengibre, os coentros picados e sal e pimenta a gosto. Mistura-se tudo bem até obter-se uma espécie de pasta pegajosa e leva-se ao frigorífico durante 30 minutos.

Entretanto numa frigideira junta-se as chalotas, a cebola roxa, o alho, os tomates cherry, os tomates secos picados (previamente demolhados em água quente) e a cenoura, deixa-se cozinhar por cerca de cinco minutos. Depois juntam-se os feijões, as duas fatias de chouriço, a folha de louro e volta-se a deixar cozinhar por cerca de mais cinco minutos.

Nesta fase, retiram-se as fatias de chourição e reservam-se, tempera-se a mistura com o vinagre de framboesa e o pimentão-doce. Retira-se do lume para um recipiente e com a ajuda de uma varinha mágica reduz-se tudo a puré e tempera-se com o sumo de limão e laranja, o vinagre balsâmico, os coentros, sal, pimenta e caso queiram um pouco de picante. Se este puré estiver demasiado espesso junta-se um pouco da água em que foram demolhados os tomates secos.

Para finalizar, numa frigideira sem gordura tostam-se as fatias de chourição até ficarem crocantes e retiram-se.

Termina-se fritando as pataniscas em óleo bem quente (cerca de 1,5 cm de altura) até ficarem bem estaladiças, tentando sempre dar-lhes uma forma circular e espalmá-las com a parte de trás de uma colher.   
Estaladiças por fora e fofas e deliciosas por dentro. Um prato tradicional com um toque especial.

Patrocinado por Manná – Patés e Conservas de Peixe - www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Adoro Pataniscas! parece ser bom ... tenho que provar. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar