segunda-feira, 2 de junho de 2014

Barrigana “goes” Bio


Olá minha gente,

Como já vos disse, sempre vivi numa horta cheia de árvores de fruto, legumes, verduras, galinhas e porcos. Grande parte da minha alimentação durante grande parte da minha vida foi baseada nesses mesmos produtos, o que faz com que tenha tido uma alimentação fértil em produtos biológicos, apenas na altura não eram classificados dessa forma.

Mas hoje em dia, os produtos biológicos estão “na moda”, não só pelos seus benefícios para a linha e para a saúde, como também, pela maneira como são cultivados, de uma forma “amiga do ambiente”. São produtos cujo cultivo não recorre à utilização de agros químicos (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, …) prejudiciais à saúde humana e para o ambiente, promovendo também a sustentabilidade dos solos através da rotação de culturas, de maneira a evitar o seu esgotamento, assim como das águas subterrâneas.

Já é possível encontrar algumas lojas de produtos biológicos principalmente nas zonas das duas grandes cidades do país. Em Lisboa a oferta é cada vez maior, para os interessados deixo aqui algumas opções: Supermercados Brio (Campo de Ourique, Chiado e Estoril) Miosótis (S. Sebastião), Celeiro Dieta (Rossio), Biocoop (Prior Velho), Eco Zen (Príncipe Real), Loja Mundo Biológico (Campo de Ourique), Stevia –Produtos Biológicos (Benfica), entre outras. E não só através de lojas podemos ter acesso a este tipo de produtos já existem empresas que se dedicam à entrega destes produtos ao domicílio, que é o caso da Loja Verde e da Horta Caiada.

Como podem ver este tipo de lojas e empresas está a “crescer como cogumelos” (biológicos, claro), contudo é um movimento que ainda está muito concentrado nas grandes cidades e que ainda assim, não têm assim tantos adeptos quanto isso. Um dos aspetos que mais afasta as pessoas destes produtos é o fator preço, são mais elevados do que os preços praticados pelas restantes superfícies comerciais. Isto deve-se por um lado devido ao facto de existirem ainda poucos produtores de produtos biológicos para abastecerem estas lojas, por outro lado, devido à ainda reduzida procura da parte dos consumidores. Contudo este cenário está a mudar.

Pela minha parte, estou cada vez mais interessado em usar produtos deste género, principalmente produtos que funcionem como uma alternativa mais saudável a alguns produtos tradicionais como o açúcar, farinhas, leguminosas, entre outros.

Há bem pouco tempo visitei a loja Stevia – Produtos Biológicos, uma loja pequena (ainda), mas que já disponibiliza uma boa variedade destes produtos, desde frutas e legumes, passando por cereais e farinhas, bolachas, biscoitos e chás, leguminosas, carnes, queijos e vinhos e até detergentes biológicos. Fiz umas novas aquisições para a minha dispensa bem interessantes e saudáveis, claro.

Agora já sabem, deem uma oportunidade a estes produtos, não se vão arrepender. O vosso corpo e meio ambiente agradecem.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário