quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Guacamole “à Barrigana”


Olá minha gente,

Está aí à porta a cerimónia dos mais famosos prémios cinematográficos do mundo, os Óscares. Este ano, como habitual, temos mais algumas dezenas de filmes a concurso para vermos no cinema mais próximo, ou até num ecrã lá de casa.

Hoje em dia, muitos dos filmes candidatos são autênticas experiências emocionais e visuais, no entanto, o que não pode faltar para completá-las é a “paparoca”, “os morfes”, “os comes e bebes”.

Por isso mesmo é que, nos próximos dias até à cerimónia, o Barrigana vai deixar-vos aqui algumas sugestões saborosas para satisfazerem o palato, enquanto satisfazem a vossa sede cinematográfica com as películas seleccionadas pela academia de Hollywood.

Assim, para começar deixo-vos hoje com um cremoso “Guacamole ‘à Barrigana’”. Vão precisar de:   
- 1 abacate bem maduro (ficar com o caroço);
- Sumo de 1 lima ou de ½ limão;
- 1 ½ colher de chá de cominhos;
- 1 colher de chá de coentros em pó;
- ½ colher de chá de paprica;
- 1 colher de chá de massa de alho;
- Azeite q.b.;
- Pimenta de Caiena q.b.;
- Sal e pimenta q.b.

Começamos por abrir o abacate ao meio, retiramos o caroço (reservando-o), a casca e cortamos em pedaços. Colocamos os pedaços numa taça, juntamente com o sumo de lima ou limão.

Posto isto, juntam-se os cominhos, os coentros em pó, a paprica, a massa de alho, a caiena, o azeite, o sal e a pimenta. Mistura-se bem com um garfo, desfazendo o abacate à medida que mexemos tudo. Podemos deixá-lo mais ou menos desfeito consoante a consistência pretendida.

Terminamos servindo o guacamole numa taça com o caroço. Porquê com o caroço? Porque, para além de fazer um excelente elemento decorativo, diz-se também que devemos deixá-lo em contacto com o fruto para evitar a oxidação do mesmo.

Este é um excelente snack, saboroso, saudável e muito em conta, que pode ser acompanhado pelos tradicionais nachos, mas também pelas menos habituais bolachas de água e sal, tostas ou até por “pauzinhos” de vegetais crus (cenoura, pepino, aipo…).


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Por mim podia ser 'dia sim' 'dia não', é das minhas 'entradas' preferidas. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar