sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cheesecake de Cavala Manná


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana sente-se arrojado e destemido. Mas calma, não pensem que me vão ver pelas ruas em cima de um skate a fazer “BS Crooked” (olha eu a fazer-me de entendido em manobras de skate hã?!) ou coisas do género. Nada disso.

Sinto-me arrojado na cozinha e quando isto acontece, ou invento um prato delicioso, ou quase que rebento com a casa e acabo por ir comer fora. O que eu quero dizer é que de vez em quando sabe bem “brincar” um pouco na cozinha e criar pratos totalmente inesperados, mas sempre deliciosos. Como é o caso do prato de hoje, um inesperado “Cheesecake de Cavala Manná”.

Um dos melhores aperitivos que me podem dar é um pouco do cremoso paté de cavala Manná com uma crocante bolacha de água e sal, simplesmente delicioso. Por isso resolvi recriar essa combinação nesta receita. Vão precisar de:

 (Base de bolacha)
- 1 ½ pacote de bolachas de água e sal (Cerca de 300 g);
- Cerca de 125g de manteiga sem sal (derretida);
- 1 ovo;
- ½ colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de pimenta;
- Sumo de 1 limão;
(Recheio)
- Cerca de 100g de queijo creme com ervas;
- 1 fio de azeite;
- 6 pedaços de tomate seco (picado);
- 4 folhas de manjericão (picadas);
- 1 lata de Filetes de Cavala em óleo Manná;
- 8 patés de Cavala Manná (embalagens de 22g);
- Cebolinho seco q.b.;
- Tomilho seco q.b.;
- 3 folhas de gelatina;
- Cerca de 3 a 4 colheres de sopa de água;
- Sumo de ½ limão

Começamos por moer as bolachas com a ajuda de um robot de cozinha até ficarmos com uma consistência um pouco maior do que pão ralado e esmagar algumas das bolachas com as mãos (deixando-as em pedaços ainda maiores) para ficar com uma textura mais crocante.

Posto isto, colocamos as bolachas esmagadas numa taça e juntamos a manteiga derretida, o ovo batido, sal e pimenta e o sumo de limão. Misturamos tudo bem e deitamos num recipiente de cheesecake, pressionamos bem com as mãos, levamos ao frigorífico por 10 minutos para assentar e depois ao forno por cerca de 10 minutos a 200 graus. Passado este tempo retiramos do forno e deixamos arrefecer completamente.

Nesta fase, com a ajuda de uma varinha mágica passamos os filetes de cavala e os patés de cavala Manná, juntamente com o cebolinho seco, o tomilho seco, um fio de azeite e umas gotas de limão até formar uma pasta. Reserva-se no frigorífico.

Depois, numa taça junta-se o queijo creme, com um fio de azeite, um pouco de água e umas gotas de sumo de limão. Mistura-se para soltar um pouco a mistura e, assim que a base de bolacha estiver à temperatura ambiente, espalha-se a mistura uniformemente e finaliza-se distribuindo os pedaços de tomate seco e as folhas de manjericão (picadas) por cima. Reserva-se no frigorífico por cerca de 20 minutos.

Num tacho pequeno aquecemos ligeiramente três a quatro colheres de sopa de água e o sumo de meio limão. Numa taça à parte demolhamos as folhas de gelatina e assim que estiverem bem moles, retiram-se, escorrem-se e juntam-se ao tacho com a água quente. Apaga-se o lume e mexe-se até a gelatina dissolver completamente.

Para finalizar junta-se a gelatina à mistura dos filetes e patés de cavala Manná, envolve-se bem e deita-se por cima da camada de queijo creme. Distribui-se uniformemente e alisa-se com a parte de trás de uma colher. Leva-se ao frigorífico até solidificar.

Fresco, cremoso e saboroso, este é um cheesecake fora do normal que surpreende e delicia qualquer um.

Patrocinado por Manná – Patés e Conservas de Peixe - facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe 


Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

2 comentários:

  1. Já tive a felicidade de provar, e é divinal!

    ResponderEliminar
  2. Também já tive o privilégio de provar ... uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar