quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cogumelos Recheados – Filipa Vacondeus



Olá minha gente,

Hoje, em mais um “Desafios do Chef”, o vosso amigo Barrigana, vai fazer um receita de uma chef que pertence verdadeiramente à chamada “old school”, mas com a qual podemos aprender muito.
Quantos de vós não se recordam da Filipa Vacondeus, essa verdadeira lenda viva dos programas de culinária da televisão portuguesa. Muitas pessoas reconhecem-na através da “famosíssima” caricatura (dela própria) feita por Herman José no “Tal Canal”, em que, neste caso Filipa Vasconcelos cozinhava tudo com “imieeeennnsa paprika”.
Apesar disto, Filipa sempre foi uma chef autodidata, que passou por muitas outras profissões antes de ter chegado à culinária. Começou por ser hospedeira de bordo na TAP, passou pela acessória de imprensa e pela função de secretária de administração, antes de ter aberto o seu próprio restaurante em Alfama. Com o Verão quente de 1975, foi obrigada a encerrar portas e, com o incentivo do seu marido, jornalista fundador de jornais como “O Tempo” e “O País”, começou a fazer críticas gastronómicas para estes mesmos.
É convidada para apresentar uma série de programas de Culinária na RTP, em 1981, que acabaram por ter uma boa audiência. Este seu sucesso televisivo levou-a a publicar vários livros de culinária, que hoje em dia são às dezenas e que estão espalhados pelas livrarias de todo o país.
Para a receita de hoje socorri-me de um dos seus livros, que dedicou aos seus petiscos preferidos. Assim, hoje trago-vos “Cogumelos Rechiados”. Vão precisar de:

- 500 g de cogumelos brancos ou castanhos;
- 2 bolas de mozarela fresca;
- 2 dentes de alho;
- 1 haste de tomilho;
- 1 ramo de coentros;
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 1 limão;
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta (a gosto)

Em primeiro lugar, limpam-se muito bem os cogumelos e retira-se-lhes os caules deixando-os inteiros para serem recheados.
Posto isto, picam-se finamente os alhos, os coentros e o tomilho (apenas as folhas) aos quais se junta sal e pimenta, a gosto, um fio de azeite e o vinagre balsâmico. Envolvem-se os cogumelos com este molho.
Depois introduzem-se os pedacinhos de mozarela na cavidade dos cogumelos e rega-se com um fio de azeite. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta e leva-se ao forno previamente aquecido a 200 graus C, até o queijo derreter.
Experimentem, simplesmente deliciosos.
Se, hoje em dia, quiserem tirar umas dicas desta grande cozinheira podem comprar um dos seus vários livros, ou escolher a opção mais barata e ver os seus programas antigos na RTP Memória.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

2 comentários:

  1. É mesmo uma delícia, mas também não era de esperar outra coisa de uma "lenda viva" da culinária portuguesa, a grande Filipa Vacondeus. ;)

    ResponderEliminar