terça-feira, 14 de maio de 2013

Rita Lobo – Batata Rosti com agrião



Olá a todos,

Hoje em mais uns “Desafios do Chef” decidi fazer uma receita de uma chef que conheço há muito pouco tempo. É uma chef que por cá é bastante desconhecida, mas que, em “Terras do Brasil” faz sucesso com os seus cozinhados.
Falo-lhes de Rita Lobo. Aos 15 anos, Rita iniciou uma carreira de modelo que durou três anos, e que a levou a tomar contacto com vários outros países, culturas e cozinhas. Foi uma viagem a Nova Iorque que lhe mudou vida e a fez olhar para a cozinha com outros olhos. Resolveu ficar por lá e estudar para ser chef. Após ter terminado esta etapa, não mais voltou à carreira de modelo e dedicou-se ainda mais à cozinha. Escreveu para uma coluna de receitas do Jornal “Folha de S. Paulo” e em 2000 criou o site/blogue “Panelinha”, que até hoje tem acolhido grande sucesso.
Já lançou vários livros de culinária e ainda criou e apresenta a série televisiva “Cozinha Prática”. Sem dúvida alguma que a sua cozinha é, para além de prática, simples, saborosa e elegante. Durante uma pesquisa no seu site “Panelinha” cruzei-me com uma receita que me saltou logo à vista…e à Barrigana também, vá. A receita é “Batata rosti com agrião” e vão precisar de:

(para 2 pessoas)
3 batatas grandes
150g de agrião (somente as folhas)
1 cebola roxa pequena
1 1/2 colher (sopa) de azeite
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
sal a gosto

Numa panela média, cozem-se as batatas em água e sal. Quando a água ferver, deixa-se cozinhar por 15 minutos. Retiram-se as batatas e deixam-se arrefecer. Posto isto, picam-se os agriões e a cebola.
Uma vez as batatas frias, descascam-se e passam-se no lado mais grosso do ralador. Transfere-se a batata ralada para uma tigela e tempera-se com a noz-moscada.
Nesta fase, numa frigideira anti-aderente, refoga-se a cebola por 5 minutos em lume médio e junta-se o agrião. Termina-se temperando tudo com sal.
Na mesma, ou noutra frigideira com azeite bem quente espalha-se metade da batata ralada e deixa-se tostar. Acrescenta-se o agrião e a cebola sobre a batata e cobre-se isto com a outra metade da batata ralada. Rega-se com mais um pouco de azeite e deixa-se fritar por 10 minutos ou até que em baixo se forme uma crosta dourada. Vira-se com a ajuda de uma espátula e deixa-se dourar por mais 10 minutos no outro lado. Junta-se um pouco mais de azeite caso a frigideira fique seca.
Rápido, fácil, saboroso e elegante, este é um excelente prato principal, mas também um óptimo acompanhamento para, por exemplo, um prato de carne.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Adoro 'batata rosti' ... este tens que fazer. Baijinhos Linda

    ResponderEliminar