sexta-feira, 10 de maio de 2013

Empadão de camarão Réd’on



Meus amigos,

Hoje o Barrigana esmerou-se e traz-vos uma receita que faz parte de uma categoria de receitas, a que gosto de chamar de “Ultimate Réd’Ons”.
Uma coisa destas, acontece quando junto vários restos e combino-os todos numa receita muito saborosa e totalmente inesperada (tendo em conta os ingredientes).
Ora desta vez o que tinha mais à mão era:

- Puré de batata (com 1 dia, no mínimo);
- Camarões 16/20 (com pelo menos 1 mês de congelador);
- 2 a 3 Pão de forma (com entre 2 semanas a 1 mês);
- 2 Bolacha de “água e sal”;

A estes ingredientes junta-se sempre alguns elementos básicos que vão ligar todos os componentes do prato. Neste caso foram:

- ½ cebola roxa (às rodelas);
- Molho de soja (1 colher de sopa);
- Whisky (1 colher de sopa);
- Vinho branco (1 colher de sopa);
- Vinho do Porto (1 colher de chá);
- Manteiga (1 colhe de chá);
- Massa de alho (1 colher de chá);
- Gengibre ralado (2 colheres de chá);
- Sumo de limão (1 colher de chá).

Desta feita resolvi fazer um “empadão de camarão” ao qual chamei, como já tem sido habitual nestes casos, de “Réd’On”. Vão ver que é muito simples.
Em primeiro lugar, levam-se as fatias de pão ao forno (a baixa temperatura), para secarem. Tenham em atenção que não se deve torrar muito o pão. Uma vez o pão estaladiço, juntem-no com as bolachas e com a ajuda de um almofariz, varinha mágica, ou outro utensílio/técnica indicada para o efeito, reduzam-nos até obterem a consistência de pão ralado. Reserva-se.
Posto isto, passamos aos camarões. Numa frigideira com azeite junta-se a massa de alho e o gengibre ralado e deixa-se cozinha por dois minutos em lume médio. Nesta fase juntam-se os camarões e deixam-se cozinhar por mais 3 a 4 minutos, ou até estarem quase cozinhados. Junta-se o vinho branco e deixa-se cozinhar. Depois o whisky e o vinho do porto e deixa-se cozinhar mais uma vez. Para finalizar, junta-se o molho de soja, a manteiga e o sumo de limão.
Agora, no fundo de uma travessa (ou outro recipiente para ir ao forno) coloca-se as rodelas de cebola roxa com um fio de azeite. Depois junta-se uma camada de puré de batata, seguido de uma camada de camarões (cortados finamente), seguindo de uma camada de pão e bolacha ralados. Continuamos fazendo estas camadas intercalando puré de batata e camarões até termos o recipiente cheio. Na última camada termina-se com pão e bolacha ralada, com ovo batido e para terminar, mais pão e bolacha ralados.
Vai ao forno (a lume médio) por 20 a 30 minutos, até ficar dourado.
“Et voilá”! Ai está o meu “Ultimate Réd’On”. É um prato que, apesar de ser feito de restos, tem um óptimo aspecto e é muito saboroso. Para além disto é mais uma maneira de pouparmos uns trocos.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Parabéns! Tem ótimo aspeto ... tenho que provar isto ... fico à espera. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar