quinta-feira, 4 de abril de 2013

PIPAS

Caríssimos,

Quem não se lembra da “pipas”?
Muitos de vocês devem estar a pensar…”Hã? O que é isso ohh Barrigas?”, pronto, pronto, eu explico. As “pipas” não são mais do que sementes de girassol secas e salgadas, que antigamente se comia compulsivamente nos intervalos das aulas. Bom, pelo menos é esta a memória que tenho delas.
De facto, na minha escola básica, houve (e tenho quase a certeza de que ainda há) durante anos a “febre das pipas”. Para qualquer lado que se olhasse todos os alunos as comiam. Por vezes até chegava a ser irritante o barulhinho das pipas a partirem-se na boca e o cuspir das cascas. Parece que uma pessoa ao entrar no portão da escola entrava em modo periquito e começava a devorar tudo e que era pipa.
Havia zonas da escola que pareciam autênticas “salas de chuto” de pipas. Era ver o pessoal sentado, a olhar para o nada, trincando as suas pipas e cuspindo-as, a maior parte das vezes para o chão. E nessa altura é que a coisa aquecia, chegava a “polícia” (ou seja as sras. empregadas) e ouvia-se qualquer coisa do género…”Oh menino! Não jogues as pipas pó chão! O raio do gaiato!”.
Tenho quase a certeza que ainda nos dias de hoje se for fazer uma visita a essa escola, aposto que ainda existem restos “arqueológicos” de pipas no chão. Quase de certeza que com tanta pipa que se comia na altura, algumas já devem ter ficado lá cravadas para toda a eternidade.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

2 comentários:

  1. Adorei o texto bem humorado. Lembro-me das pipas. Na minha infancia, que foi passada em França, chamavam-lhe as pépites e também houve por lá a febre das pépites. Talvez uma epidemia global... Havia as de girassol mas também as de abóbora, salgadinhas e estaladiças. Irresistíveis. Ponham-me um pratinho á frente que entro logo em modo periquito hehe.
    Bom fim-de-semana e Parabéns pelo seu interessante blog.

    ResponderEliminar
  2. Então ao que parece as pipas/pépites são poliglotas. Essa não sabia eu. Obrigado por ter partilhado essa sua memória. Continuamos a ver-nos por aqui. :)

    ResponderEliminar