terça-feira, 30 de abril de 2013

Anthony Bourdain – “Mexilhões à Portuguesa”

Boas pessoal,

Hoje faço “Challenge Accepted!!” a uma receita de um dos chefes que mais admiro.
Ele é um dos chefes de cozinha mais reconhecidos a nível mundial. Estou a falar-vos de Anthony Bourdain, ou “Tony” Bourdain, como é normalmente apelidado.
“Tony” nasceu em Nova Iorque, em 1956. A sua carreira na cozinha começou quando trabalhou num restaurante em Provicetown, Massachussets, daí foi estudar no Culinary Institute of America, onde se formou em 1978.
Para além de chefe de cozinha, Bourdain é mais conhecido do grande público como escritor, e ainda mais como apresentador do seu programa “No Reservations”, no qual o acompanhamos em várias aventuras culturais e culinárias por todo o mundo. Portugal incluído, já cá veio três vezes.
Neste momento é “chef-at-large” da Brasserie Les Halles (do português José de Meirelles), que significa que não está limitado somente àquele restaurante.
Ora, o chefe Bourdain lançou um livro com várias receitas deste mesmo restaurante (“Les Halles Cookbook”), de entre elas, uns deliciosos “Mexilhões à portuguesa”. Achei uma receita muito interessante, logo tinha que fazê-los, e ainda para mais são portugueses.
Assim, vão precisar de:

(Para 2 pessoas)
- ¼ de chávenas de 20ml de azeite;
- ½ cebola picada;
- 3 dentes de alho fatiado;
- 30 g de chouriço;
- 1 chávena de 225ml de vinho branco;
-sal e pimenta
- 500g de mexilhões (esfregados e desbigodados, imediatamente antes de cozinhar);
- ½ molho de coentros (só as folhas);
- 2 ramos de salsa ( picada).

Aquece-se o azeite numa panela grande, junta-se a cebola e cozinha-se por 6 minutos, até ficar macia e começar a dourar. Adiciona-se o alho e o chouriço, e cozinha-se tudo por mais 2 minutos. Junta-se o vinho e mexe-se. Tempera-se com sal e pimenta.
Juntam-se os mexilhões e deixa-se cozinhar por cerca de 8 a 10 minutos, tapando o tacho, até que abram. Agita-se. Juntam-se os coentros e a salsa picada, caso queiramos pode-se enriquecer um pouco o molho com um pouco de manteiga. Tapa-se e agita-se de novo.
Deixo-vos uma dica que resolvi usar. Em vez de servir os mexilhões com toda a casca, resolvi retirar-lhes a casca de cima, assim, é mais fácil chegar ao miolo do mexilhão.
Serve-se com pão torrado. Eu, como não podia deixar de ser, sugiro que sirvam com um bom pão alentejano torrado.
E é isto. Bom apetite.

Fotos por: Sara Costa – sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Hummm! quero provar isto! deve ser ótimo. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar