segunda-feira, 1 de abril de 2013

ESPECIAL PÁSCOA – “Borrego assado no forno com molho de hortelã”

Boas pessoal,

Como estamos na Páscoa o Barrigana tem passado toda a semana sem tocar num bocadinho de carne (pelo menos às refeições). Por isso mesmo, hoje trago-vos uma sugestão para o vosso Domingo de Páscoa e claro que só poderia ser um bom naco de borrego.
Todas as Páscoas, em minha casa, o prato principal é um bom naco de borrego assado no forno com batatas e cebola. Simplesmente divinal e tendo em conta as festividades em questão, acho que essa é a palavra indicada para adjectivar este prato.
Assim, inspirando-me nesse prato trago-vos hoje, “Borrego assado no forno com molho de hortelã”.
Vão precisar de:

(para 2 pessoas)
- 1 pá de borrego (cerca de 400g);
Para temperar:
- 1 copo de vinho rosé (ou branco);
- 4 a 5 dentes de alho;
- ½ cebola roxa;
- Alecrim (1 colher de sopa de folhas) e hortelã (2 folhas);
- Sal e pimenta;
Para acompanhar o borrego:
- 3 a 4 batatas;
- 1 ½ cebola roxa;
Para o molho de hortelã
- Hortelã;
- Azeite;
-Sal e pimenta (q.b.);
- Sumo de limão;

Em primeiro lugar, caso a carne não tenha sido limpa de gordura, convém que seja limpa (se não quiserem fazê-lo, peçam que o façam no talho). Posto isto temperamos a carne (normalmente na noite antes de se cozinhar a carne). Num almofariz esmagam-se os alhos cortados aos pedaços, a cebola roxa, a hortelã, o alecrim e algumas pedras de sal grosso. Depois esfrega-se esta mistura na carne, junta-se o vinho e tempera-se levemente com sal e pimenta. Fica no frigorífico durante a noite.
Para cozinhar a carne, em primeiro lugar selamo-la rapidamente numa frigideira com um fio de azeite até ficar dourada. Tempera-se levemente com sal e pimenta e vai ao forno com as batatas e a cebola cortada aos cubos, por cerca de 1 hora. Não esquecer de juntar azeite, sal e pimenta às batatas e à cebola.
Enquanto a carne assa, e com a ajuda de uma varinha mágica passa-se a hortelã com azeite, sal pimenta e limão, até se formar uma pasta líquida.
Quando a carne estiver quase pronta junta-se umas folhas de alecrim e serve-se. “Et voilá”, chamem toda a gente para a mesa porque o almoço/jantar de Páscoa está prontíssimo.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Este ainda não experimentei ... mas está na lista ... tem óptimo aspecto. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar