sábado, 27 de abril de 2013

Emaranhado de acompanhamentos

Olá minha gente,

Não sei se ainda se recordam, mas na passada segunda-feira vim mostrar-vos uma “traquitana” que adquiri na edição deste ano do Peixe em Lisboa.
Ora, como “o prometido é devido” (já dizia o nosso amigo Rui Veloso), hoje trago-vos, em primeiríssima mão, o resultado da primeira utilização dessa tal “traquitana”.
Assim, hoje tenho para vocês três acompanhamentos, que também podem ser aperitivos ou até sobremesas. Em primeiro lugar um emaranhado de beterraba com vinagre balsâmico, depois um enrolado de batata no forno e para finalizar um fatiado de maçã e canela.
Para fazer isto vão precisar de:

(Para acompanhar uma refeição de 2 pessoas)
- 1 (ou mais) beterraba;
- 3 a 4 colheres de sopa de Vinagre balsâmico;
- 1 colher de chá de açúcar;
- 1 (ou mais) batata;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- Sal e pimenta q.b. ;
- 1 (ou mais) maçã granny smith;
- Canela q.b. ;
- Noz-moscada q.b. ;
- Mel q.b. ;

Depois de passar cada um dos acompanhamentos pela “traquitana” ficarão com três montinhos de emaranhado de cada um deles.
Em primeiro lugar, a beterraba. Num tabuleiro, ou pyrex preparado para ir ao forno temperam-se as beterrabas com o vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta e uma pitada de açúcar, mistura-se e leva-se ao forno por cerca de 20 minutos.
Passando às batatas, uma vez cortadas, temperam-se com sal, pimenta, azeite e sumo e raspa de limão e leva-se ao forno por 20 a 30 minutos, ou até estarem douradas.
Relativamente à maçã, depois de cortada, tempera-se com algumas gotas de sumo de limão, canela, noz-moscada e mel e vai também ao forno por cerca de 20 minutos.
São acompanhamentos deliciosos e com um toque diferente. Experimentem fazer isto num jantar com convidados, ou de amigos e impressionem-nos.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Isto tem ótimo aspeto e parece delicioso, também quero experimentar.Beijinhos Linda

    ResponderEliminar