terça-feira, 2 de abril de 2013

Desafios do Chef – Gordon Ramsay “Cogumelos marinados”

Boas pessoal,

Hoje em mais um “Desafios do chef”, vou auto-desafiar-me com uma receita de um chef que dispensa apresentações.
Um dos mais famosos, provavelmente o mais enérgico e ao mesmo tempo o mais "desbocado" dos chef’s de todo o mundo. O único e inconfundível chef Gordon Ramsay.
Ramsay começou a dedicar-se à cozinha aos 19 anos, depois da sua carreira como jogador de futebol ter terminado prematuramente devido a uma grave lesão no joelho. Segundo a sua biografia, Gordon chegou até a fazer dois jogos oficiais pelo Rangers F.C. (do qual é simpatizante).
Após isto, decidiu dedicar-se inteiramente à sua outra paixão, a cozinha, e a partir dai criou uma carreira de sucesso que lhe trouxe 14 estrelas Michelin. Para além disto o chef é mais conhecido de todos nós principalmente por um sem número de programas televisivos, sobre culinária, e nos quais não faltam palavrões maioritariamente saídos da sua boca.
O que admiro neste chef é do facto de tanto fazer pratos elaborados, como simples, mas em todos eles ele aplica a mesma energia. Sim, tenho cá para mim que se estivesse meia hora na cozinha com aquele senhor apanhava um esgotamento nervoso.
Não sei se já repararam, mas quando ele faz uma receita e a explica quase que fica sem fôlego.
Desta vez sugiro-vos uns “Cogumelos marinados”, que são uma boa opção para um “brunch”.
Vão precisar de:

- 200g de cogumelos Paris;
- Vinagre de vinho branco;
- 2 chalotas;
- Estragão fresco (ou seco);
- Azeite;
- Sal e pimenta (q.b.);

Em primeiro lugar cortam-se os cogumelos ao meio e salteiam-se numa frigideira anti-aderente (caso necessário junta-se um fio de azeite e espalha-se com a ajuda de um guardanapo).
A meio deste processo juntam-se as chalotas em quartos. Posto isto, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar por mais algum tempo. Nesta fase, junta-se o vinagre e deixa-se cozinhar para que a sua acidez reduza. Cozinha-se por cerca de 5 minutos.
Antes de apagar o lume junta-se o azeite, para que se forme uma espécie de vinagreta. Retira-se o preparado e deixa-se arrefecer por 2 minutos. Para finalizar junta-se o estragão fresco (neste caso eu usei seco).
Caso queiram, deixem os cogumelos a marinar durante a noite no frigorífico. Se acabados de sair da frigideira são óptimos, depois de marinarem no frigorífico por algum tempo, ainda são melhores.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


1 comentário: